Deixar de pesar os grãos pode causar grandes prejuízos, pois, não raro, acarreta no repasse de sacas com especificações acima do informado. Em longo prazo, milhares de toneladas deixam de ser contabilizadas nos cofres de produtores, armazéns e cooperativas.
Uma das soluções para evitar perdas é integrar balanças de fluxo aos sistemas de movimentação de sacas e big bags. A solução funciona de maneira simples. Após a verificação da coleta de amostragem, os grãos passam pela balança. A aferição é feita antes que a produção chegue ao silo. Dependendo da composição do sistema, os grãos são direcionados a uma ensacadeira, que os distribui em big bags, de acordo com o peso especificado.
“Nem um grama a mais ou a menos será enviado. É uma segurança de que não haverá prejuízos financeiros. Além disso, (o sistema) é uma ferramenta importante de controle da qualidade”, assegura o analista de Marketing da Toledo do Brasil, Cláudio Macedo.
O sistema de pesagem no processo de enchimento de big bags permite também rastrear as mercadorias. Cada saca pode receber uma etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID). Para isso, é necessário adquirir a impressora e o leitor de código de barras. A conferência é feita pelo operador da empilhadeira após o transporte do recebimento até o estoque. Isso garante total rastreabilidade das sacas, antes que a produção siga para beneficiamento ou comercialização.
|
|
"Pesagem, rastreabilidade e redução de custos."
Cláudio Macedo, analista de marketing da Toledo Brasil
|
|
“Já implantamos a solução em algumas plantas, com resultados expressivos. A geração de informações de peso, aumentando a velocidade do fluxo dos grãos, é o grande apelo deste tipo de solução”, conclui Macedo.
Outra vantagem do sistema é a possibilidade de se comunicar em rede com banco de dados e softwares de gerenciamento de produção. Dessa forma, o operador tem à disposição desde o histórico das pesagens até informações para controle de fluxo. A automatização garante ainda mais agilidade aos processos e, o principal benefício: redução de custos (em média, de 20% a 30%).
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |