A conferência da balança nas fazendas geralmente é feita com alguém de peso conhecido que sobe na plataforma.
O procedimento, no entanto, não é confiável. Pode haver variação tanto da balança, a partir de determinada carga, como no peso da pessoa desde sua última pesagem.O recomendável é fazer os testes com pesos maiores. Além disso, o ideal é usar pesos que não sofrem variações, já que um homem pode emagrecer ou engordar com facilidade. Sacos novos de ração, sal mineral ou sementes, assim como galões com água, podem fazer às vezes de fiel da balança.
Para fazer a aferição correta (conferência da balança com peso padrão), no entanto, é necessário a contratação de um técnico autorizado pelo Inmetro. Mas alguns procedimentos simples ajudam a garantir um melhor funcionamento do equipamento e reduzir custos com manutenção.
Se o valor informado não for o mesmo dos pesos colocados na plataforma, é preciso verificar as condições de limpeza embaixo do chassi da balança ou do tronco-balança. Outro ponto a ser observado é o espaço entre a plataforma e a rampa de acesso dos animais, que deve ser de 0,5 cm.
O acúmulo de sujeira ou a obstrução do movimento da plataforma por qualquer objeto prejudica o funcionamento do equipamento.
Balanças eletrônicas
No caso de balanças eletrônicas com barras de pesagem, recomenda-se cuidado especial também com os cabos, que podem interferir na leitura de peso caso estejam danificados.
Evite passar os cabos em tubulações subterrâneas, onde é possível haver acúmulo de água e sujeira. Uma boa alternativa é acomodá-los em canaletas de 2 cm x 2 cm, feitas no cimento, próximo ao tronco ou gradil.
As barras de pesagem Beckhauser, assim como a balança mecânica da marca, podem ser lavadas. Deve-se evitar deixar os cabos imersos em água por períodos prolongados. A proteção contra umidade, no entanto, varia de uma marca para outra.
Os conectores devem estar sempre bem fechados e, quando a balança não estiver em uso, recomenda-se guardar os cabos longe do alcance dos animais.
Para garantir uma maior vida útil ao equipamento, indicadores digitais e conectores devem ser limpos com um pano umedecido com álcool isopropílico ou álcool 96º. Os dois podem ser encontrados em farmácias de manipulação. Não utilize álcool comum, que tem mais água e pode danificar o equipamento.
Use o indicador, sempre que possível, apenas com a bateria interna. Recarregue-o em fonte externa somente quando a energia acabar. Se essa rotina não for possível, deixe a bateria descarregar completamente no mínimo uma vez por mês. Nesse caso, a nova carga deve ser de 15 horas. Atente sempre para a voltagem do indicador na hora da recarga.
Ler e seguir as instruções do manual fornecido pelo fabricante ajuda a aumentar a vida útil do equipamento. Em caso de problemas ou dúvidas com sua balança, procure sempre apoio junto ao fabricante e/ou assistências técnicas autorizadas.
|