Plantas daninhas são plantas que ocorrem num ambiente agrícola, quando não desejadas, gerando efeitos negativos tendo em vista a competição pelos nutrientes, água, luz, além de interferirem em práticas culturais como controle de praga, fertilização e colheita.
Na Cultura do café em especial, a competição com plantas daninhas é ainda mais intensa e danosa, já que as raízes absorventes do cafeeiro crescem superficialmente no solo, onde a maioria das raízes de plantas daninhas ocorre.
As plantas daninhas tornam o cafeeiro mais sensível ao déficit hídrico e dificultam a prática de varrição, permitindo assim que grande número de grãos seja perdido na cultura, o que propicia além de queda no rendimento, a proliferação de pragas tornando o ambiente mais propício ao ataque de doenças.
A interferência causada por plantas daninhas nas fases iniciais de crescimento da lavoura atrasa o estabelecimento e o tempo para que a cultura atinja o estádio reprodutivo, além de reduzir sua capacidade reprodutiva. .A competição pode ainda, até os três anos de idade do café, ocasionar grande número de mortes de ramos produtivos após a colheita do grão.
No entanto, não é aconselhável manter o solo totalmente livre das plantas daninhas, especialmente em cultivos em solo arenoso, uma vez que elas têm papel importantíssimo na proteção do solo contra erosão, manutenção da umidade, fornecimento de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes. Em lavouras localizadas em regiões montanhosas é importante que se faça o manejo na linha de plantio e manutenção de vegetação nas ruas, principalmente em tempo chuvoso. Dessa forma, além de reduzir as perdas no solo, essa prática garante que os fertilizantes e inseticidas aplicados neste, não serão carreados para os mananciais hídricos. O contrário deve ser feito em períodos de seca.
O manejo das plantas daninhas em lavouras de café deve ser diferenciado conforme a época do ano. O modo correto de evitar essa competição seria neutralizá-la na época adequada, ou seja, nos períodos em que as plantas daninhas geram concorrência e prejuízos à produção.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |