dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura  
Sorgo é opção para produtor de Mato Grosso
Possibilidades para o cultivo foi apresentada durante o I Simpósio de Culturas Alternativas, em Rondonópolis
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
23/11/2016

Uma cultura com custo de produção inferior ao milho e que pode complementar a segunda safra em Mato Grosso. Este é o sorgo, que não é uma novidade no estado, mas voltou a ser pauta durante o I Simpósio de Culturas Alternativas, realizado em Rondonópolis, pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).
 
As características positivas, segundo o pesquisador melhorista de sorgo do Núcleo de Recursos Genéticos e Obtenção de Cultivares da Embrapa Milho e Sorgo, Flávio Tardin, vão além.
 
“O sorgo pode ser uma extensão do plantio de safrinha, principalmente por suas características hídricas. Ou seja, o plantio da cultura utiliza menos água, além de sua janela ser maior que a do milho. Isso significa opção ao produtor, que pode, por exemplo, plantar o milho até o dia 20 de fevereiro e o sorgo até 10 de março”, explica. 


De acordo com o gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Thiago Moreira, a produtividade e o mercado do sorgo são pontos atrativos, que podem chamar atenção do produtor mato-grossense.
 
“O sorgo pode chegar a uma produtividade de 100 sacas por hectare e o mercado paga até 90% do valor do milho. Outra característica relevante da cultura é o seu uso na nutrição: na alimentação humana o sorgo auxilia no controle da obesidade, sendo usado em barras de cereal, por exemplo. E ele também pode ser componente em rações de animais”, afirma Moreira.
 
O plantio, no entanto, ainda é incipiente em Mato Grosso. Dados de 2013 do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), indicam que foram cultivados 61.234 hectares. Para se ter uma ideia, foram cultivados 4,250 milhões de hectares de milho na última safra no estado.
 
“O sorgo é uma grande alternativa, otimizando e viabilizando também a segunda safra de milho. O produtor não pode e não precisa ter medo de arriscar o plantio. Hoje há bastante pesquisa sobre sorgo e ele é uma cultura que traz benefícios ao solo e aos produtores. Certamente quem tentar tem grandes chances de sucessos e bons resultados”, diz o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fernando Penteado Cardoso*-EALQ UP 1936
28/11/2016 - 22:54
!00 sch./ha plantado em Março? Essa é a produtividade de milho semeado em Fevereiro. Um mês de postergação significa menos chuva, meemos temperatura média e menos horas de luminosidade. Qual produção real obtida em medeia pelo sorgo semeado em Março?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Grãos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada