dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    

A agropecuária é uma atividade de grande importância econômica no Brasil, que ocupa extensas áreas do território nacional e é responsável por cerca de 40 % do PIB nacional e 20 % do emprego do Brasil. O mercado atual exige um profissionalismo da atividade pecuária, pois, com o mercado cada vez mais competitivo, o produtor se obriga cada vez mais a intensificar e tecnificar, isso devido ao aumento considerável no valor dos insumos e o capital do bem imobiliário (fazenda).

Sabemos que o valor da terra representa um custo relativamente alto em relação à rentabilidade da atual pecuária brasileira, com índices zootécnicos gerais muito aquém do ideal. Sendo assim, o produtor deve explorar ao máximo o potencial da propriedade. Com a produção em escala, há um aumento de produção sem crescimento de custos fixos diretamente proporcionais, aumentando-se, assim, os resultados e rentabilidade da propriedade.

Diversas práticas de manejo podem ajudar a incrementar os índices reprodutivos, uma vez que a fertilidade é a característica que tem maior impacto econômico dentro de um sistema de produção em pecuária. Fertilidade é a capacidade dos indivíduos de se reproduzirem. O ideal é que a novilha emprenhe no início da maturidade sexual e tenha um intervalo entre partos em torno de 12 meses (nove meses de gestação, 45 dias de puerpério e 45 dias para que ela possa emprenhar).

O atraso na manifestação do primeiro cio pós-parto (anestro) é uma das principais causas do baixo desempenho reprodutivo da pecuária de corte e está relacionado a alguma inadequação no sistema de produção, ou seja, falhas de manejo, muitas vezes com pouca ou nenhuma seleção genética.

Algumas estratégias como técnicas de desmame, suplementação e tratamentos hormonais poderão ser utilizados para se aumentar a eficiência reprodutiva, diminuindo o intervalo entre partos e proporcionando um número maior de bezerros nascidos em um menor espaço de tempo.

Seguem abaixo algumas estratégias para aumentar o número de vacas prenhas na fazenda.

IATF (Sincronização de ovulação)

A sincronização de ovulação, mais conhecida como IATF (inseminação artificial em tempo fixo) é uma ferramenta extremamente interessante que veio para revolucionar a pecuária nacional, mas desde que usada de forma criteriosa. A IATF é o procedimento no qual se submete o animal a determinados hormônios com intuito de se promover a ovulação, podendo inseminar todos os animais da propriedade sem a necessidade de observação de cio, que, sem dúvida alguma, é o maior gargalo da inseminação artificial em todo o mundo.

Muitas vezes, o produtor acaba cometendo enganos em relação ao uso dessa técnica. Vale ressaltar que sincronização de cio e sincronização de ovulação são coisas distintas, a sincronização de cio só terá efeito em animais que estão ciclando regularmente, em animais acíclicos, ou seja, as vacas que não estão apresentando cio o protocolo de sincronização de cio não será eficiente.

A sincronização de cio consiste na aplicação de um agente luteolítico para regressão do Corpo Lúteo, o qual produz progesterona, hormônio responsável pela manutenção da gestação, que, quando presente, impede que o animal cicle e possa ovular novamente. Esse protocolo deverá ser feito entre o 5° e o 15° dia do ciclo estral.

Os animais provavelmente apresentarão cio em torno de dois dias após a aplicação da prostaglandina ou análogos (agentes luteolíticos), lembrando que é necessária a presença de uma pessoa observando o cio e ajustando o horário da inseminação artificial 12 horas após o animal aceitar a monta.

Já o protocolo de IATF (sincronização da ovulação) terá efeito em vacas cíclicas e acíclicas (anestro), e todos os animais serão inseminados com hora marcada, dispensando a observação de cios. O ponto-chave dessa técnica é que o produtor pode inseminar todos os animais, independente de estarem ciclando ou não, e o mais interessante é que os animais que não conceberam a essa inseminação poderão novamente ser inseminados com o uso da observação estratégica de cios (entre o 18˚ e 25˚ dia após o uso da IATF), ou colocados com touros para repasse, pois até mesmo os animais em anestro (não estão apresentando cio) serão re-sensibilizados devido à aplicação de hormônios exógenos sintéticos do protocolo de IATF o que proporcionará que esses animais retomem a atividade reprodutiva, maximizando o número de vacas prenhes no primeiro mês da estação de monta.

Dessa forma, podemos maximizar o número de vacas prenhes no primeiro mês da estação de monta. O longo período para retorno ao cio tem sido o responsável por muitos dos insucessos de programas pecuários no Brasil.

Para que se alcance bons resultados com a utilização dessa técnica, é imprescindível que o produtor adquira sêmen sempre de empresas idôneas, mantenha o rebanho em uma boa condição nutricional sanitária e que o produtor esteja apoiado em uma boa assessoria técnica para apartação dos lotes, pois cada categoria animal exige um protocolo diferenciado. Os protocolos só deverão ser alterados após uma criteriosa análise feita pelo médico veterinário, pois encontramos no mercado alguns fármacos com a mesma função, mas que apresentam tempos de absorção e excreção diferentes, o que poderá interferir na taxa de concepção.

SHANG (mamada interrompida)

Estudos comprovam que a presença do bezerro, assim como a sucção do leite, tem efeitos inibitórios na liberação de hormônios essenciais para que o animal possa receber uma nova concepção. A técnica de desmame temporário é fácil e de baixo custo, apresentando uma melhora significante na fertilidade e acelerando a chegada do primeiro cio pós-parto.

Nessa técnica, os animais, de no mínimo 45 dias, devem ser apartados das mães entre 48 a 72 horas, de forma que a mãe não veja, não escute e não sinta o cheiro do bezerro. Após 24 horas da separação, ocorre aumento gradual na liberação do hormônio LH (hormônio luteinizante), que é um dos requisitos essenciais para o restabelecimento dos ciclos estrais, desde que a matriz esteja em boas condições.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
gustavo miranda noel corrêia
14/11/2012 - 17:26
Muito legal!!! BÃÃOOO VIU MOÇO!!!!

Eduardo Lopes Morais
16/06/2016 - 18:27
Muito interessante

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Manejo - Artigos já Publicados

Guilherme Alves Pires Ferreira - AgroPlan UFV
Expansão da área cultivada com cana-de-açúcar na região do Triangulo Mineiro
26/07/2012

Leonardo Volpato - AgroPlan/UFV
Boas práticas de manejo aumentam a qualidade do café
28/06/2012

Beckhauser
A importância do manejo e da contenção para sucesso reprodutivo
01/03/2012

Beckhauser
É hora de planejar a alimentação do gado na seca
29/11/2011

AgroPlan-UFV
Manejo integrado de plantas daninhas em lavoura de café
27/10/2011

AgroPlan-UFV
Integração Lavoura - Pecuária e Floresta protege o meio ambiente e diversifica a produção
29/09/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
“Abate humanitário”: exigência que virá do consumidor
06/09/2011

AgroPlan-UFV
Utilização de milho safrinha após geada, para silagem
04/08/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Escolha a agulha certa
02/06/2011

Toledo do Brasil
Balança de caminhão reduz custos logísticos
10/05/2011

AgroPlan-UFV
Colheita de sementes de brachiaria por varredura
05/05/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Ganhando peso na desmama
26/04/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Transporte racional
17/03/2011

Beckhauser
Castração depende do manejo
22/02/2011

Coimma Balanças e Troncos de Contenção
Automação do manejo: caminho sem volta
13/01/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Identificação bem feita
28/12/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Reatividade na seleção do rebanho: comportamento influencia produtividade e qualidade da carne
26/11/2010

Toledo do Brasil
Gerenciador de pesagem é a bola da vez
11/11/2010

Beckhauser
Manejo correto começa cedo
21/10/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Tecnologia garante rentabilidade ao negócio
22/09/2010

Bayer CropScience
Manejo de poda na cultura do café
09/09/2010

Beckhauser
Bem-estar no bolso
03/08/2010

CRV Lagoa
Marcadores genéticos, seleção genômica e outras tecnologias
06/07/2010

Beckhauser
Condução do rebanho
01/07/2010

Beckhauser
Para o gado não perder peso no curral
24/05/2010

Toledo do Brasil
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
22/04/2010

CRV Lagoa
É preciso estar sempre de olho nos índices zootécnicos
31/03/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Em dia com a balança
26/03/2010

Toledo do Brasil
Balança portátil realiza análise de produtividade
17/03/2010

Beckhauser
Dicas de manejo com bezerros
09/03/2010

CRV Lagoa
Melhoramento Genético para aumento de proteína no leite
27/02/2010

Toledo do Brasil
Sistema automatiza a pesagem de big bags
06/02/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Local de fixação do brinco pode agilizar a identificação do animal
01/02/2010

Coimma
Qualidade da carne começa na base da cadeia produtiva
26/01/2010

CRV Lagoa
Manejo reprodutivo de primíparas
20/01/2010

Beckhauser
Controle remoto no curral
12/01/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Tronco de contenção reduz acidentes no manejo de bezerros
22/12/2009

Beckhauser Troncos e Balanças
Eficácia da vacinação depende de manejo adequado
29/10/2009

Toledo do Brasil
Nova geração de balanças proporciona rastreabilidade
29/10/2009

CRV Lagoa
Análise de DNA permite grande salto no melhoramento genético de bovinos leiteiros
21/10/2009

Embrapa
Gerenciamento de resíduos de laboratório e de campos experimentais da Embrapa Pecuária Sudeste
01/09/2009

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada