dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     09/08/2022            
 
 
    

A tecnologia está presente nas mais diversas áreas de trabalho. Já faz parte de nosso cotidiano e é uma das responsáveis pelo sucesso de muitas atividades. Lembro-me bem há alguns anos atrás, quando o telefone celular era algo raro. Olhava-se torto para alguém que atendia uma chamada no celular em lugar público. Hoje é algo usual. Graças a essa tecnologia, muitas decisões são tomadas no momento certo, negócios são fechados em trânsito ou mesmo pessoas encontradas no momento oportuno. Usado corretamente, o celular traz inúmeros benefícios em nossas vidas, mas também pode ser fonte de grandes problemas se usado de forma inadequada. É assim para várias outras áreas e exemplos.

A palavra tecnologia é definida pelo dicionário como a aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. No meio pecuário, a ciência animal tem promovido grandes evoluções no sentido de aumentar a eficiência de sistemas de produção.

Na área da genética e reprodução animal, o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas tem sido constante, gerando importantes benefícios para o produtor. Exemplos disto são as técnicas de inseminação artificial, a palheta fina, o sêmen sexado, as avaliações genéticas, os sumários de reprodutores, os acasalamentos dirigidos com base em informação genética e tantos outros produtos e serviços que, usados de forma adequada, agregam enormes resultados aos sistemas de produção.

Um assunto recente que tem despertado o interesse e curiosidade do meio pecuário envolve os marcadores genéticos. Essa nova tecnologia tem sido objeto de inúmeras pesquisas e utilizada como forma de contribuir para o melhoramento genético de rebanhos.

Mas afinal, o que são marcadores genéticos? Eles substituem as avaliações genéticas? O que é seleção genômica? Como os marcadores são utilizados em programas de melhoramento genético? Qual o nível de segurança que se pode ter com o uso dessa tecnologia? São perguntas comuns e importantes para que conheçamos e utilizemos esse novo recurso em benefício da produção animal.
Procuramos com este artigo esclarecer alguns conceitos importantes e demonstrar como a CRV tem aplicado a técnica de marcadores genéticos em seu trabalho de seleção, gerando verdadeiras revoluções em seu programa de melhoramento.

ALGUNS CONCEITOS EM GENÉTICA MOLECULAR

A genética molecular envolve o uso dos marcadores. Os cromossomos são as estruturas responsáveis por carregar o código genético de um indivíduo. O cromossomo é formado por uma longa fita de DNA, que contém os genes. Cada gene possui uma função específica nas células de um ser vivo. Os genes são os responsáveis pelas diferenças genéticas entre os animais.

Existem características que são influenciadas por um grande volume de genes, dispostos em várias posições do DNA, como produção de leite por exemplo. Essas características são denominadas características quantitativas. Também há características que são influenciadas por poucos genes ou até mesmo um único par, como o defeito genético CVM (complexo de mal formação vertebral), bem conhecido na pecuária de leite.

Os marcadores genéticos são testes que identificam determinadas regiões no DNA animal. Dessa forma, um marcador que esteja muito próximo de um determinado gene tem a mesma chance de ser transmitido à progênie do animal.A seleção genômica, por sua vez, é a seleção de animais realizadas com o auxílio dos marcadores.

ALGUNS CONCEITOS EM GENÉTICA QUANTITATIVA

A genética quantitativa envolve estimativas genéticas com base em análise estatística de dados de uma população. Valor genético é o valor que é atribuído a um indivíduo que diz respeito ao seu potencial genético. As DEPs (diferença esperada na Progênie) ou PTAs (habilidade Predita de Transmissão) representam o quanto de uma característica, em média, um indivíduo deverá transmitir à sua progênie e correspondem à metade do valor genético desse indivíduo.

O valor genético de um indivíduo pode ser predito a partir de (a) dados de desempenho de animais presentes em seu pedigree, (b) dados de desempenho do animal e (c) dados de desempenho da progênie do animal.

A acurácia é uma medida da força de relação entre o valor genético verdadeiro de um indivíduo e sua predição. Dá uma clara idéia do quanto se espera de variação ao redor do valor genético predito. Um exemplo de acurácia seria o de visualizarmos dois alvos: um alvejado por tiros de garrucha e outro por tiros de fuzil: ambos acertaram o alvo, porém o fuzil foi mais próximo do centro. Uma predição com baixa acurácia significa maior variância ao redor dessa predição. Já uma acurácia alta representa menor variância ao redor da predição.

A acurácia de um valor genético aumenta conforme o volume de informações utilizado, ou seja, animais somente com informações de pedigree apresentam acurácias mais baixas para características avaliadas, quando se incrementa informação de produção do animal a acurácia aumenta um pouco e somente atinge valores elevados quando se usa dados de performance de filhos desse animal. A acurácia varia de 0 a 100%.

 A RELAÇÃO ENTRE MARCADORES E CARACTERÍSTICAS DE INTERESSE

Os testes de marcadores permitem determinar se um animal possui genes de interesse na seleção.Quando se trata de características influenciadas por poucos genes, a precisão do teste é muito elevada. No caso de CVM, por exemplo, consegue-se identificar se um animal é ou não portador do defeito com 100% de acerto.

Contudo, quando se trata de características quantitativas, os marcadores genéticos de forma geral, ainda explicam muito pouco da variabilidade genética de uma característica. Então, como fazer uso desses testes de forma a explicar o máximo possível da variabilidade de características de interesse?

A CRV desenvolve pesquisas em parceria com a universidade de Liège na Bélgica e de Wageningen na Holanda desde 1994. Atualmente, os testes utilizados pela CRV envolvem 50 mil marcadores relacionados a características de produção, tipo e funcionais. Desde 2006 a empresa aplica a seleção gen&oc

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Paulo Lima (Zootecnista; Mestre em Produção Animal)
25/10/2011 - 12:28
ParabÚns ao MÚd. vet. Raul Lara, pois foi eficiente e eficaz na sua explicaþÒo condizente ao melhoramento clßssico e uso de marcadores genÚticos como ferramenta de suporte para seleþÒo em programas de melhoramento animal.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Manejo - Artigos já Publicados

Guilherme Alves Pires Ferreira - AgroPlan UFV
Expansão da área cultivada com cana-de-açúcar na região do Triangulo Mineiro
26/07/2012

Leonardo Volpato - AgroPlan/UFV
Boas práticas de manejo aumentam a qualidade do café
28/06/2012

Beckhauser
A importância do manejo e da contenção para sucesso reprodutivo
01/03/2012

Beckhauser
É hora de planejar a alimentação do gado na seca
29/11/2011

AgroPlan-UFV
Manejo integrado de plantas daninhas em lavoura de café
27/10/2011

AgroPlan-UFV
Integração Lavoura - Pecuária e Floresta protege o meio ambiente e diversifica a produção
29/09/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
“Abate humanitário”: exigência que virá do consumidor
06/09/2011

AgroPlan-UFV
Utilização de milho safrinha após geada, para silagem
04/08/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Escolha a agulha certa
02/06/2011

Toledo do Brasil
Balança de caminhão reduz custos logísticos
10/05/2011

AgroPlan-UFV
Colheita de sementes de brachiaria por varredura
05/05/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Ganhando peso na desmama
26/04/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Transporte racional
17/03/2011

Beckhauser
Castração depende do manejo
22/02/2011

Coimma Balanças e Troncos de Contenção
Automação do manejo: caminho sem volta
13/01/2011

Beckhauser Troncos e Balanças
Identificação bem feita
28/12/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Reatividade na seleção do rebanho: comportamento influencia produtividade e qualidade da carne
26/11/2010

Toledo do Brasil
Gerenciador de pesagem é a bola da vez
11/11/2010

Beckhauser
Manejo correto começa cedo
21/10/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Tecnologia garante rentabilidade ao negócio
22/09/2010

Bayer CropScience
Manejo de poda na cultura do café
09/09/2010

Beckhauser
Bem-estar no bolso
03/08/2010

Beckhauser
Condução do rebanho
01/07/2010

Beckhauser
Para o gado não perder peso no curral
24/05/2010

CRV Lagoa
Estratégias para aumentar o número de vacas prenhas na fazenda
29/04/2010

Toledo do Brasil
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
22/04/2010

CRV Lagoa
É preciso estar sempre de olho nos índices zootécnicos
31/03/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Em dia com a balança
26/03/2010

Toledo do Brasil
Balança portátil realiza análise de produtividade
17/03/2010

Beckhauser
Dicas de manejo com bezerros
09/03/2010

CRV Lagoa
Melhoramento Genético para aumento de proteína no leite
27/02/2010

Toledo do Brasil
Sistema automatiza a pesagem de big bags
06/02/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Local de fixação do brinco pode agilizar a identificação do animal
01/02/2010

Coimma
Qualidade da carne começa na base da cadeia produtiva
26/01/2010

CRV Lagoa
Manejo reprodutivo de primíparas
20/01/2010

Beckhauser
Controle remoto no curral
12/01/2010

Beckhauser Troncos e Balanças
Tronco de contenção reduz acidentes no manejo de bezerros
22/12/2009

Beckhauser Troncos e Balanças
Eficácia da vacinação depende de manejo adequado
29/10/2009

Toledo do Brasil
Nova geração de balanças proporciona rastreabilidade
29/10/2009

CRV Lagoa
Análise de DNA permite grande salto no melhoramento genético de bovinos leiteiros
21/10/2009

Embrapa
Gerenciamento de resíduos de laboratório e de campos experimentais da Embrapa Pecuária Sudeste
01/09/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada