Quantas arrobas têm o boi nas diferentes fases de engorda? O insumo recebido vale o quanto pesa? Quantos quilos devem ter cada caixa com frutas? Qual é a tonelagem da caçamba do caminhão? E do vagão de trem carregado de grãos?
Uma das variáveis mais importantes para conferir a produção, a pesagem está para o agronegócio tal qual o cronômetro para os esportes de velocidade. Se, na Fórmula 1, décimos de segundos podem significar a perda de posições e até de um título, no campo, gramas, quilos e toneladas não contabilizadas representam grandes prejuízos.
Com a expansão das exportações e do mercado nacional, somada ao aumento das fiscalizações e exigências legais, ficou mais difícil controlar o fluxo produtivo. Para superar tais desafios de modo seguro e eficaz, as empresas têm investido em inovação aliada à pesagem.
Uma tecnologia que tem se mostrado eficiente para potencializar as informações geradas pelas balanças é o software de gerenciamento de pesagem. Desenvolvido para controlar operações, medir a eficiência e administrar negócios, o aplicativo, que pode ser associado a sistemas já utilizados pela empresa, integra balanças a impressores, leitores de código de barras e outros periféricos presentes na produção agropecuária.
Os benefícios são muitos. O software consegue, por exemplo, fazer a aferição correta do estoque, verificar a conformidade em diferentes etapas, controlar processos de armazenagem e rastrear os produtos até chegarem ao consumidor. A obtenção de dados precisos facilita as análises de rendimento e identifica pontos de desvio. Assim, é possível corrigir rapidamente qualquer inconformidade. Outra vantagem do programa é a sua ótima relação custo-benefício, pois costuma proporcionar retorno do investimento em
pouco tempo.
Com o novo suporte, os produtores têm registrado aumento da produtividade, melhoria da qualidade das mercadorias e redução significativa de perdas durante os processos. O cliente final é o principal beneficiado, pois adquire itens de alta qualidade, com garantia de procedência.
|