Carregando...
Após quase uma década do seu lançamento, o Irrigás, sistema de controle da umidade do solo, provou ser uma ferramenta bem-sucedida ao se posicionar entre os destaques da Embrapa na Agrifam 2010 (Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural), realizada no último fim de semana, em São Paulo. O sistema é simples, eficaz e mais barato do que outros sistemas existentes no mercado.
O Irrigás pode ser utilizado em praticamente todas as hortaliças e serve também para outras culturas. O sistema avalia precisamente a força com que a água está retida ao solo e, dessa forma, permite que o produtor faça o controle da irrigação determinando o momento correto de se irrigar diferentes hortaliças.
— Orientamos a irrigação de forma correta, mantendo a umidade do solo num nível adequado, o que favorece um aumento de produtividade das plantas, reduz o consumo de água aplicada e, consequentemente, o consumo de energia, e reduz a ocorrência de várias doenças — explica Waldir Marouelli, pesquisador da Embrapa Hortaliças.
Outro tipo de sensor utilizado para medir a umidade do solo é o tensiômetro, mas essa ferramenta apresenta um custo relativamente elevado e alguns problemas na sua utilização, de acordo com Marouelli. O Irrigás tem um custo bem inferior e requer pouca manutenção no uso diário. O sistema exige apenas alguns cuidados na forma de instalação e na posição. Ele serve para várias hortaliças e pode ser utilizado em diferentes sistemas de irrigação e tipos de solo.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |