Carregando...
É comemorado no dia 18 de agosto, hoje, o Dia Nacional do Campo Limpo em diversas cidades do Brasil. Um dos princípios da data é livrar os campos brasileiros das embalagens vazias de agrotóxicos que ainda contém os resíduos dos produtos. O Estado do Tocantins é o segundo do país que mais evolui no recolhimento dos recipientes, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), e celebra a data com mais incentivo aos produtores e palestras sobre o uso mais seguro e correto dos tóxicos.
O chefe do núcleo de agrotóxicos da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, José Carlos Dias, vai dar a palestra “Uso correto e seguro de produtos agrotóxicos” e explicar os graves danos ambientais que podem ser causados com o descarte incorreto das embalagens contaminadas. Mesmo quando químico já foi consumido até o final, é importante que os agricultores entendam que as embalagens ainda guardam resíduos tóxicos. Se elas forem deixadas no campo, com as chuvas, podem acabar contaminando o lençol freático e o solo, causando problemas ambientais e até de saúde.
— O decreto 4074 da legislação federal determina a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e dá o prazo de um ano para o produtor devolver estas embalagens no local indicado na nota fiscal. Algumas pessoas menos informadas acabam utilizando estas embalagens para carregar água, leite ou guardar alimentos e ão sabem o risco que estão correndo. Na casa agropecuárias que o produtor for comprar os produtos ele tem que solicitar na hora da venda onde é o local adequado para a devolução daquela embalagem. Para a gente licenciar uma casa agropecuária, no caso da Adapec, um dos requisitos é que ele tenha um local para receber estas embalagens — explica Dias.
Ele diz que o Tocantins tem seis unidades de recebimento destas embalagens nos municípios de Silvanópolis, Pedro Afonso, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Araguaína e Colinas e que não adianta o produtor usar a desculpa que mora longe destes municípios porque há um prazo grande de 1 ano para o devolvimento dos recipientes.
— A gente está comemorando a sexta edição do Dia Nacional do Campo Limpo e a Adapec comemora desde o ano de 2002, quando foi inaugurada a primeira unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Tocantins, localizada no município de Silvanópolis. A importância desta data é estar conscientizando a população e dos produtores que são usuários destes produtos do cuidado com o meio ambiente e os riscos que eles podem trazer ao homem — destaca.
Os produtores tocantineses estão aderindo de forma positiva à campanha e mostrando conscientização. Segundo dados do Inpev, foram recolhidas 138.569 quilos de embalagens vazias de agrotóxicos, no Tocantis, somente de janeiro a junho de 2010. Este número representa um crescimento de 173%, em relação ao mesmo período de 2009, quando foram recolhidos 50.710 quilos.
— O produtor precisa por em prática as recomendações que estão escritas na própria bula do produto e só utilizá-los mediante a recomendação de um engenheiro agrônomo que fará a recomendação da dosagem correta e dos equipamento de proteção individuais. Nosso objetivo é recolher todas as embalagens contaminadas e dar o destino correto a elas. Os produtores do Tocantins estão com um nível de consciência bastante elevado. Não conseguimos ainda recolher 100% das embalagens, mas estamos trabalhando para isto — comemora Dias.
|