Carregando...
A produção apícola na região do Sertão do Araripe, em Pernambuco, aumentou cinco vezes nos últimos dois anos e hoje se estabelece como a mais importante atividade econômica da agricultura familiar. A apicultura local, que era rudimentar até 2008, recebeu o incentivo do Governo Federal com o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que introduziu uma quantidade grande de colméias no município de Moreilândia. O desenvolvimento da atividade chamou a atenção do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), que instalou um centro de seleção genética no local para trabalhar junto aos apicultores.
De acordo com Rafael Francisco dos Santos, extensionista do IPA, com a chegada de novas colméias através do Pronaf, percebeu-se a necessidade de se criar um apiário que servisse de escola para fazer capacitações.
— Além das capacitações, era necessário introduzir novos enxames, fazendo uma seleção dos melhores junto aos produtores e, a partir desse, multiplicá-los. Também era preciso fazer seleção de rainhas para aumentar a quantidade desses enxames, mas aumentar com qualidade — explica.
De acordo com o extensionista, a quantidade de colméias no município passou de mil para cinco mil e a produção pulou de seis mil quilos por ano para 29 mil quilos. Segundo ele, a região tem capacidade para chegar a cem toneladas. Rafael encontra na vegetação local uma das explicações para o sucesso da atividade.
— Temos um diferencial que é apresentar uma vegetação em menos de dez quilômetros com uma diferença muito grande. Nós saímos de caatinga na parte baixa do município e passamos para a parte que vamos ter uma vegetação de cerrado. Então vamos ter cerrado no período chuvoso aqui embaixo e agora de julho a novembro vamos ter na parte de cima da serra florada até novembro, então a gente consegue produzir mel praticamente o ano todo — diz.
O centro de seleção genética do IPA foi instalado em 2008 e foram realizadas experiências de melhoramento de enxames. Como as colméias não eram de boa qualidade, o trabalho não deu bons resultados e permaneceu em caráter experimental. Com a chegada das novas colméias, por iniciativa do Pronaf, os trabalhos no apiário do IPA estão sendo reestruturados e novas seleções deverão ser feitas em breve.
|