Carregando...
A Embrapa Trigo lançou a cultivar de cevada cervejeira BRS Brau para a última safra da cultura, que começa a ser colhida a partir deste mês. Além da característica específica para a produção de cerveja com boa aceitação da indústria de malte, um aspecto importante do novo material é a resistência que apresenta a uma das principais doenças que afetam a cultura. A BRS Brau tem boa tolerância ao oídio, permitindo que as pulverização com químicos sejam minimizadas, o que reduz os custos de produção dos agricultores, promove maior segurança alimentar e diminui os impactos ao meio ambiente.

— A BRS Brau é uma cultivar de cevada cervejeira. Sob o ponto de vista agronômico, ela faz parte do tipo característico das cultivares de cevada da Embrapa que é um porte anão, com cerca de 70 centímetros, e alta capacidade produtiva. Tem potencial para mais de cinco toneladas por hectare, em ótimas condições de cultivo. A indústria de malte a considera com bons padrões para fins cervejeiros. Ela tem um perfil um pouco melhor daquelas que estão em cultivo principalmente em relação ao oídio, que afeta bastante a cultura, exigindo muitas aplicações de fungicidas. Ela deverá diminuir o uso dos fungicidas, reduzindo o custo de produção e de impacto no meio ambiente — explica o pesquisador Euclides Minela, da Embrapa Trigo.
Ela se adapta a todas as regiões produtoras de cevada na Região Sul, mas responde melhor quando é plantada em regiões mais altas, de primavera mais amena, que possibilita melhor enchimento de grãos. Segundo Minela, um grande cuidado que os produtores devem ter é plantar as sementes em uma profundidade máxima de três centímetros para que a germinação e emergência das plantas ocorra da melhor forma possível. A época mais recomendada de plantio da cultivar é no mês de junho com colheita para fim de outubro até início de novembro.

|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |