|
|
Bayer CropScience
20/04/2010
|
Carregando...
Um dos fatores determinantes na colheita do café é a uniformidade da maturação, pois esta define o rendimento da colheita e, na maioria das vezes, a qualidade da bebida. As variações climáticas, que vão do período de pós-colheita até a floração, podem ser responsáveis por induzir a queda de dormência das gemas reprodutivas, provocando uma floração não uniforme que automaticamente vai acarretar a falta de uniformidade na maturação dos frutos, comprometendo o rendimento da colheita – seja manual ou mecanizada – e onerando significativamente o custo de produção por exigir o repasse de colheita desta área.
Além dos problemas climáticos, as lavouras adensadas e aquelas plantadas em altitudes superiores a 900 metros também apresentam os mesmos problemas de maturação desuniforme. Quanto ao mercado, há uma óbvia preferência para os cafés de qualidade, que sempre têm os valores mais elevados. Por isso, na cafeicultura moderna, além de conhecer as técnicas de produção, é indispensável estar ciente dos critérios adotados para mensurar a qualidade do café. Os melhores resultados da bebida são obtidos quando se processa o café cereja. Isto se explica pelo fato de o estágio cereja ser a fase correspondente ao ponto certo da maturação total dos frutos, no qual a casca, a polpa e a semente se encontram com a composição química adequada para proporcionar ao fruto o máximo de sua qualidade (G. R Carvalho, Et Alli 2001).
O uso do Ethrel 720, maturador fisiológico, é uma alternativa de produto que objetiva, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias, apresentado, assim, efeitos benéficos como maior rendimento de colheita e do beneficiamento do café via úmida, além da melhoria na qualidade. O princípio ativo Etephon na forma líquida penetra rapidamente no fruto, onde o pH é mais elevado (5,0 a 5,5) e se transforma em gás etileno, que estimula a produção de etileno pela própria planta, de maneira uniforme e no momento ideal de maturação, trazendo os benefícios da maturação uniforme e a antecipação da colheita.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |