Carregando...
O uso de inseticidas à base de bactérias entomopatogênicas é uma solução sustentável para o controle de pragas nas plantações. O produto não utiliza químicos, portanto não agride o meio ambiente, e é seletivo aos insetos que combate. Isto quer dizer que o seu uso é seguro e não causa nenhum tipo de problemas em outros animais da fazenda ou aos seres humanos.
— Bactérias entomopatogênicas são aquelas que causam doenças em insetos, ou seja que são patogênicas a insetos. Existem várias espécies de bactérias entomopatogênicas. No nosso laboratório, nós trabalhamos com 2.300 tipos diferentes. Cada uma mata um inseto diferente e os produtos são 100% eficientes contra a praga a ser combatida — explica a pesquisadora Rose Monnerat, da Embrapa Cenargen.
As bactérias podem ser utilizadas contra diversos tipos de culturas, já que existe uma quantidade muito grande de entomopatogênicas. Elas podem combater desde lagartas das grandes culturas como soja, milho e algodão, como matar larvas de besouros como o cascudinho da cama de frango e larvas de mosquitos e borrachudos. São poucos os inseticidas no mercado com bactérias entomopatogênicas. A Embrapa Cenargen está desenvolvendo um produto que está em fase final de registro para o combate a lagartas agrícolas que será chamado de Ponto Final.
|