dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     04/01/2025            
 
 
    
Plantio Direto  
O Plantio Direto como solução sustentável
Apesar de ser pouco difundida nas universidades brasileiras, a tecnologia, aplicada em todo o mundo, reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
28/01/2011

O plantio direto na palha é uma tecnologia desenvolvida no mundo todo. Da Patagônia ao Canadá. Da Europa à Ásia. Em janeiro, um grupo da Finlândia fez uma visita aos experimentos. Em fevereiro, ucranianos também receberão informações. E, no Brasil, os trabalhos foram iniciados há cerca de 30 anos, mas ainda não ganharam a projeção necessária, sobretudo no meio acadêmico. Favorecendo o cultivo de hortaliças, cana-de-açúcar, arroz e grãos, a cobertura do solo diminui os gastos com irrigação e beneficia o meio ambiente ao evitar que o gás carbônico chegue até a atmosfera.


 
Segundo o diretor honorário da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), Manoel Henrique Pereira, a técnica surgiu por conta dos efeitos da erosão provocados pelas altas densidades de chuva. Com as tempestades que assolaram a região serrana do Rio de Janeiro, o assunto parece estar ainda mais em alta, pois as lavouras brasileiras sofrem com o arraste do solo pelos grandes volumes de água. Por isso, a cobertura da terra com palha é a melhor ferramenta para oferecer estabilidade aos terrenos.

— Anteriormente, no sistema convencional de mecanização e movimentação intensivas, uma chuva de grande volume em pouco espaço de tempo poderia levar 20, 30 toneladas de solo desde a superfície a camadas mais profundas. E essas perdas são irreparáveis, pois, se o solo sai da área rural, vai parar nos rios, oceanos, represas de água potável ou de geração de energia. Se existe, hoje, um reconhecimento de órgãos públicos sobre a importância do plantio direto, apesar de ele estar no Brasil há mais de 30 anos, é porque esse sistema traz uma série de benefícios não só aos agricultores mas também para toda a comunidade — exalta Manoel Pereira.

A palha utilizada é resultado das colheitas anteriores ou de culturas exclusivamente voltadas para a cobertura do solo. Com a orientação de técnicos especializados, levando-se em consideração as condições climáticas, de solo e culturais, é possível atender a pequenos, médios ou grandes proprietários rurais. O diretor da FEBRAPDP ainda destaca que o plantio direto também reduz o arraste do solo durante a estiagem, pois, em períodos de grande luminosidade, a terra sofre uma verdadeira cauterização, com a eliminação de minhocas, tatuzinhos e toda a gama da fauna de solo. Com isso, para Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão e regiões como o Cerrado mineiro e baiano, o plantio direto na palha torna-se uma questão de sobrevivência.

— Porém, as universidades ainda são muito tímidas com relação à abordagem do tema. Não existe uma consciência da importância do agrônomo sair da universidade e ter conhecimento da técnica. Então, quais os limites para o aumento da área do plantio direto? É condição financeira, econômica? Não, é técnica, porque o agricultor tem a terra, a máquina, a capacidade de endividamento, o cadastro bancário, mas não tem conhecimento, nem assistência. Pela Federação Brasileira de Plantio Direto, firmamos um convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para fazer um trabalho de atualização de técnicos recém formados ou em atividade — ressalta Manoel.

Irrigação e meio ambiente

A estimativa é de que, em dez anos, a área atual com uso da técnica de plantio direto seja ampliada em oito milhões de hectares, passando de 25 milhões para 33 milhões de hectares. Esse acréscimo vai permitir a redução da emissão de 16 a 20 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Isso acontece por conta da retenção do carbono no solo, já que a terra não é revolvida. Com a palha evitando a transmissão de gás carbônico, diminui-se a degradação da Camada de Ozônio, o efeito estufa e as temperaturas elevadas.

De acordo com os dados da pesquisa, outro grande benefício da tecnologia é a redução de 30 a 50% do uso de água pela irrigação, dependendo da cultura, devido à diminuição da evaporação. A temperatura do solo pode manter-se a 20° a menos que o normal, o que acarreta em reserva de umidade e menores custos com processos irrigatórios.

Para maiores informações, basta entrar em contato com a FEBRAPDP pelo telefone (42) 3223-9107. 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Daniel Albiero
29/01/2011 13:44:31
Caro Senhor Breno Fonseca,

ParabÚns por seu artigo, achei-o abrangente e pertinente em relaþÒo ao SPD.

No entanto nÒo concordo com sua afirmativa: " PorÚm, as universidades ainda sÒo muito tÝmidas com relaþÒo Ó abordagem do tema. NÒo existe uma consciÛncia da importÔncia do agr¶nomo sair da universidade e ter conhecimento da tÚcnica".

Tal afirmaþÒo em minha opiniÒo Ú extremamente injusta com as universidades brasileira, principalmente em relaþÒo as instituiþ§es p·blicas!!

Pelos pr¾prios n·meros que o senhor apresentou, e principalmente pelas vantagens do SPD, nenhum professor universitßrio, atuante e atualizado, seria louco de desprezar o plantio direto!!! A ponto de nÒo citar, ensinar e inclusive apoiar o plantio direto. Ressalva seja feita, o SPD nÒo Ú um tipo de manejo simples, ele demanda muito mais conhecimento, tÚcnica, educaþÒo e capacitaþÒo de seus usußrios, do que o sistema convencional, portanto ensinar todas as min·cias e detalhes deste sistema em matÚrias obrigat¾rias de graduaþÒo demandaria muito tempo e fugira do escopo do curso, mas para isto existem as matÚrias optativas ou eletivas, em que o sistema Ú detalhado! E nesta questÒo, eu gostaria de expressar que a maioria dos cursos com qualidade de agronomia e engenharia agrÝcola o SPD Ú oferecido como matÚria optativa e inclusive, existem cursos onde o SPD Ú matÚria obrigat¾ria!!

A discussÒo que fiz acima se refere ao nÝvel de graduaþÒo. Quando direcionamos o foco para a p¾s-graduaþÒo!!! O senhor simplesmente presta um deserviþo Ós Universidade p·blicas!!! A injustiþa Ú tanta que beira a tragÚdia!!! Fiz uma rßpida pesquisa na internet para provar isto, rßpida mesmo!! 5 minutos!!! e com apenas uma palavra chave: Plantio Direto, ou seja se atrelarmos as outras palavras chaves do SPD: cultivo na palha, sistema plantio direto, plantio conservacionista, semeadura direta, etc. Os n·meros podem quadruplicar. Coloquei o nome da universidade que tenho conhecimento que trabalham com SPD somada a palavra chave Plantio Direto. Na observaþÒo dos n·meros, considerei que nem tudo que existe na web Ú confißvel, produtivo ou pertinente para nossa discussÒo, entÒo limitei (ultra-conservadoramente) em resultados vßlidos apenas 1% dos resultados encontrados, veja os resultados:

UNICAMP + Plantio Direto (PD) no google : 10.700 resultados:1%--> 1000 resultados

UNESP + PD no google: 14.500 resultados: 1%--> 1400 resultados

USP + PD no google: 23.800 resultados: 1%--> 2300 resultados

UNIOESTE + PD no google: 5050 resultados: 1%--> 500 resultados

UFPR + PD no google: 8020 resultados: 1%-->800 resultados

UEL + PD no google: 3370 resultados: 1%--> 330 resultados

UEPG + PD no google: 3890 resultados: 1%--> 380 resultados

UFG + PD no google: 4300 resultados: 1%--> 430 resultados

UFMS + PD no google: 3.420 resultados: 1%-->340 resultados

UFMT + PD no google: 2.660 resultados: 1%--> 2660 resultados

UFPel + PD no google: 6.440 resultados: 1%--> 640 resultados

UFRS + PD no google: 14.400 resultados: 1%--> 1440 resultados

UPF + PD no google: 2.790 resultados: 1%--> 270 resultados

UFSC + PD no google: 7.180 resultados: 1%--> 7100 resultados

UDESC + PD no google: 3.420 resultados: 1%--> 340 resultados

Portanto perceba Sr. Breno Fonseca, que no mÝnimo o senhor nÒo tinha uma visÒo geral e global da atuaþÒo da Universidades no SPD.

Na ßrea de p¾s-graduaþÒo Ú lugar comum a participaþÒo como co-orientadores e orientadores nos programas de PG da universidades p·blicas, profissionais gabaritados e reconhecidos da EMBRAPA, IAC, IAPAR, etc. Portanto o senhor atinge inclusive estas instituiþ§es, ao escrever que o SPD "nÒo ganharam a projeþÒo necessßria, sobretudo no meio acadÛmico".

Fiz uma rßpida pesquisa tambÚm sobre as dissertaþ§es e doutorados sobre SPD, com a mesma ressalva que somente utilizei uma palavra chave (Plantio Direto), e observe o que encontrei, em apenas algumas bases de dados:

UNICAMP: 26
USP: 30;
UNESP: 130;
BDTD: 379.

E nem procurei nos peri¾dicos cientÝficos!! ou na magazines de divulgaþÒo!!!

Enfim, tenho certeza que o senhor nÒo estava a par de tais informaþ§es, espero que com este meu comentßrio o senhor possa aumentar seu conhecimento sobre a atuaþÒo das universidades no SPD.

A sua disposiþÒo,

Daniel Albiero

Daniel Albiero
29/01/2011 14:18:18
Por algum motivo o editor de texto colocou um zero a mais nos resultados de 1%, os resultados corretos sÒo:


UNICAMP + Plantio Direto (PD) no google : 10.700 resultados:1%--> 100 resultados

UNESP + PD no google: 14.500 resultados: 1%--> 140 resultados

USP + PD no google: 23.800 resultados: 1%--> 230 resultados

UNIOESTE + PD no google: 5050 resultados: 1%--> 50 resultados

UFPR + PD no google: 8020 resultados: 1%-->80 resultados

UEL + PD no google: 3370 resultados: 1%--> 33 resultados

UEPG + PD no google: 3890 resultados: 1%--> 38 resultados

UFG + PD no google: 4300 resultados: 1%--> 43 resultados

UFMS + PD no google: 3.420 resultados: 1%-->34 resultados

UFMT + PD no google: 2.660 resultados: 1%--> 26 resultados

UFPel + PD no google: 6.440 resultados: 1%--> 64 resultados

UFRS + PD no google: 14.400 resultados: 1%--> 144 resultados

UPF + PD no google: 2.790 resultados: 1%--> 27 resultados

UFSC + PD no google: 7.180 resultados: 1%--> 71 resultados

UDESC + PD no google: 3.420 resultados: 1%--> 34 resultados

Total de resultados considerando apenas 1%: 1114 resultados.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Plantio Direto
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada