Carregando...
Os produtores de tomate ganharam mais dez opções de cultivo. A Isla está lançando híbridos para as cinco regiões do País, todos com resistência a doenças e bom potencial produtivo. Eles são do tipo salada ou saladete e podem ser de crescimento determinado ou indeterminado. Existem cultivares para as condições do semiárido nordestino, como o tomate Jacarandá, que se adapta bem ao clima seco, e para a alta umidade da Serra Gaúcha e Paulista, como o tomate Araucária, que suporta bem a constante precipitação. As cultivares Angelim e Imbuia são mais recomendadas para os agricultores do Norte e Nordeste brasileiro e apresentam crescimento determinado e resistência ao geminivírus, vira-cabeça e nematóides.
Um dos destaques são os tomates saladete, que estão com consumo crescente no Brasil. Segundo o engenheiro agrônomo Luis Eduardo Rodrigues, gerente de desenvolvimento de produto da Isla, este tipo de tomate é muito bem aceito por pizzarias e restaurantes por apresentar ótima qualidade de polpa, coloração e sabor. Ele diz que o tipo saladete já representa entre 5% e 8% a produção de tomate brasileira. A capacidade produtiva dos híbridos fica em torno de 300 caixas por mil plantas para as cultivares de crescimento indeterminado e a 3.500 mil caixas por hectare para as plantas de crescimento determinado. Mas, para obter uma boa produtividade no campo, o engenheiro agrônomo chama a atenção para a importância da boa nutrição do tomateiro, através de uma adubação equilibrada.
— O agricultor deve estar muito atento ao aspecto da nutrição das plantas. Já está mais do que comprovado que a adequada nutrição da planta com adubação equilibrada é a melhor forma para conseguir garantir as tolerâncias naturais às doenças, através da boa saúde da planta, porque plantas saudáveis têm menos chance de contrair doenças, assim como os seres humanos. O agricultor sempre deve consultar um profissional da sua região, um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola. As cultivares da Isla já apresentam resistência às principais doenças de tomate, mas o produtor precisa fazer uma nutrição adequada para ter elevados níveis de produtividade — alerta Rodrigues.
Os híbridos lançados são: Cedro, Jacarandá, Umbu e Araucária do tipo salada, além do Angelim, Imbuia, Anjico, Cambará, Taiúva e Candeia do tipo saladete. Eles já estão disponíveis para compra na Isla através dos distribuidores representantes em cada região ou pelo site (www.isla.com.br), onde os produtores poderão tirar dúvidas mais específicas sobre cada cultivar.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |