Carregando...
A obra “Egg Parasitoids in Agroecosystems with Emphasis on Trichogramma”, publicada pela Springer e editada pelos professores Fernando L. Cônsoli, José Roberto Postali Parra e Roberto A. Zucchi, do Departamento de Entomologia e Acarologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), é uma extensão do livro “Trichogramma e o Controle Biológico Aplicado”, editado em 1997 por JRP Parra e RA Zucchi.
O conteúdo do presente livro é baseado no “International Symposium on Biological Control with Egg Parasitoids”, realizado na ESALQ em fevereiro de 2008. O livro foi concebido para promover o controle biológico por meio de parasitóides de ovos, fornecendo informações básicas e aplicadas. A publicação contém uma série de capítulos dedicados à taxonomia, desenvolvimento, nutrição e reprodução, além do reconhecimento e associação com hospedeiros, distribuição e utilização de parasitóides de ovos, principalmente Trichogramma.Vale destacar ainda os capítulos com enfoque na produção massal e comercialização de parasitóides de ovos para o controle biológico, abordando questões importantes como o controle de qualidade do parasitóide, a avaliação do risco de parasitóides de ovos a espécies não-alvo, a utilização de parasitóides em programas de manejo integrado de pragas e o impacto dos transgênicos sobre estes inimigos naturais.
A publicação traz também uma análise profunda da literatura disponível, com páginas ricamente ilustradas, além de mencionar tendências futuras nesta área de pesquisa. O grande número de colaboradores em diversas áreas de Entomologia torna este livro a mais completa fonte de informações para estudantes e pesquisadores que trabalham com parasitóides de ovos, profissionais que atuam com controle biológico, interessados em aplicar estes inimigos naturais em programas de controle biológico, ou gestores de negócios com foco na sua produção e comercialização.
Segundo os organizadores, o livro representa o esforço de toda a equipe do Departamento de Entomologia e Acarologia que vem trabalhando com parasitóides de ovos há mais de 25 anos, tendo desenvolvido um modelo de programa de controle biológico com o referido parasitóide, que é hoje adotado em todo o Brasil. Tais estudos permitiram que, atualmente, sejam liberados Trichogramma galloi em cerca de 500.000 ha para o controle biológico de Diatraea saccharalis em cana-de-açúcar, em canaviais do Estado de São Paulo.
(Caio Albuquerque)
Serviço:
Egg Parasitoids in Agroecosystems with Emphasis on Trichogramma
Springer | Serie Progress in Biological Control, Vol. 9
Consoli, Fernando L.; Parra, José R. P.; Zucchi, Roberto A. (Eds.)
1ª Edição, 2010, 479 páginas
|