dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Controle Biológico  
Controle biológico das cigarrinhas da cana-de-açúcar
O fungo entomopatogênico Metarhizium anisoliae controla tanto as ninfas quanto os adultos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernando Bonafé Sei, Maria Silvia e Rodrigo Ribeiro
24/06/2013

A cultura da cana-de-açúcar no Brasil está em plena expansão impulsionada pelo surgimento dos motores FlexFluel e pela demanda mundial do açúcar. Os dados do sistema CANASAT do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que, para safra 2010/2011, teremos mais de 5,3 milhões de ha plantados com a cultura somente no estado de São Paulo.

Nos últimos anos o sistema de produção de cana-de-açúcar vem sofrendo diversas modificações como a introdução de novas variedades e tecnologias, uma das mudanças mais importantes é a redução e posterior término do manejo com queimadas e a adoção da colheita mecanizada. A técnica de utilizar à queimada apresenta inúmeras desvantagens, principalmente nos aspectos ambientais como prejuízo a macro e micro fauna do solo e a poluição atmosférica, porém também existem vantagens com as queimadas como a facilidade na colheita e a redução de algumas pragas da cultura. Portando as mudanças que estão ocorrendo atualmente, principalmente em relação às queimadas, tem provocado um aumento de algumas pragas chaves já existentes e o surgimento ou manifestação de novas pragas, que anteriormente não causavam prejuízo. Novas tecnologias para o controle de pragas na cultura da cana-de-açúcar deverão surgir nos próximos anos e tecnologias já existentes, porém pouco utilizadas, deverão ter seu uso intensificado.

O segundo maior programa mundial de controle biológico é o da cigarrinha da cana Mahanarva spp, no qual é empregado o fungo entomopatogênico Metarhizium anisoliae, que controla tanto as ninfas quanto os adultos da cigarrinha. Esse programa hoje tem cerca de um milhão de hectares.

O ataque das ninfas e adultos da cigarrinha provoca danos visíveis à lavoura, com colmos de cana mais finos e até mortos, causando redução de até 60% de peso e, principalmente, do teor de sacarose, devido à contaminação por toxinas e microrganismos, provocando perdas na produção de açúcar e de álcool.

A pesquisa e desenvolvimento do controle biológico da cigarrinha-da-cana são de extrema importância para a economia do setor, já que o custo do controle é mais baixo do que o controle químico. Sem contar com o ganho para o meio ambiente, já que o bioinseticida à base do fungo não é tóxico ao ambiente bem como o homem. O uso do fungo M. anisopliae vai ser intensificada nos próximos anos em virtude do aumento da praga. Novas tecnologias de formulação de produto e tecnologias de aplicação podem e devem colaborar na praticidade do uso do controle biológico e no conseqüente aumento no uso desta tecnologia. O uso do controle biológico muitas vezes é barrado pela falta de praticidade na aplicação, baixa qualidade do produto, custo-benefício e falta de treinamento e informações adequadas quanto o uso dos produtos.

Atualmente diversas empresas têm desenvolvido produtos para controle biológico da cigarrinha e outras pragas da cultura da cana-de-açúcar, a perspectiva é que para os próximos anos existam disponível no mercado um pacote de tecnologias e soluções biotecnológicas para controle de pragas, doenças e aumento da fertilidade do solo. 

O demanda do mercado é por produtos que contenham características como alta concentração de esporos, novas formulações, compatibilidade e praticidade no uso. A expectativa é que produtos com estas características possam ampliar o uso do controle biológico da cigarrinha na cultura da cana-de-açúcar e dessa forma proporcionar uma a produção mais sustentável do Etanol e açúcar no Brasil.

Autores: Fernando Bonafé Sei, Maria Silvia e Rodrigo Ribeiro

Artigo originalmente publicado em 27/12/2010 

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Mancha
17/09/2011 - 23:22
Ow inimigo natural dos corintianos.sÒo os.PALMEIRENSES..TUP..MANCHA VERDE...esses sim controlam eles...

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Controle Biológico - Artigos já Publicados

Baculovírus: uma tecnologia em desuso
04/07/2011

Bacillus subtilis: agente de controle biológico e promotor de crescimento em plantas
18/04/2011

Para controlar a praga dos corintianos
16/11/2010

Mofo Branco atinge diversas culturas e exige muita atenção do produtor
07/10/2010

Uso do controle biológico para o mofo-branco em feijoeiro
19/08/2010

Conteúdos Relacionados à: Controle biológico
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada