dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2025            
 
 
    

No cenário pós-moderno – globalizado –, quem investe numa organização está, sem sombra de dúvidas, adquirindo capital intelectual e não, somente, capital físico. O interesse organizacional concentra seu foco, nesse novo enfoque comercial, na gestão de um conjunto de talentos, habilidades, capacidades e ideias: ou seja – Capital Intelectual.

Em três fontes, a rigor, concentra-se e pode ser encontrado o Capital Intelectual: (i) pessoas; (ii) estruturas; e (ii) clientes. Temos assim, concomitantemente, o Capital Humano, o Capital estrutural e o Capital do Cliente. Distinguir as nuances encontradas no Capital Humano e Capital Estrutural é função de suma importância pra a gestão do conhecimento.

A renovação e o desenvolvimento têm como fonte o Capital Humano. Abrigar indivíduos inteligentes, tanto na empresa urbana quanto na rural, não garante o status de organização inteligente. Uma instituição comercial para ter sucesso no mercado globalizado e aproveitar todo o manancial de diversidade social e as grandes diferenças individuais – competências –, precisa, a todo o momento, moldar, padronizar e transformar o seu manancial de informações técnicas em conhecimento.

Seguindo esta lógica, as organizações pós-modernas precisam socializar, contextualizar e tornar pertinente seu portfólio de conhecimentos – competências organizacionais essências – que representam as práticas inovadoras própria da organização e que não oferecem nenhuma chance de serem copiadas por seus principais concorrentes. Entretanto, para que isso aconteça, elas precisarão consolidar ativos intelectuais estruturados, tais como: (i) sistema de informação; (ii) laboratórios; (iii) inteligência competitiva e de mercado; (iv) conhecimento dos canais de mercado; e (v) foco gerencial que transforme o Know-how individual (competências) em propriedade de um grupo. Assim sendo, o Capital Intelectual, numa olhar operacional, é a capacidade que uma organizacional desenvolve de suprir as exigências de mercado.

Se uma organização quiser maximizar suas atividades em uma praça distante de sua matriz precisará identificar técnicas e tecnologias que possam se transportadas para qualquer outro lugar. Ela precisará de um “protótipo”, ou seja, um conjunto de aplicativos, manuais e outras formas de conhecimento estruturado que possa ser facilmente adaptado de modo a levar em consideração as leis locais e trabalhar com diversas linhas de produtos ou serviços.

O Capital Intelectual se transforma em dinheiro nos relacionamentos com os clientes. A marca também é uma forma de Capital do Cliente. A mesma dever ser avaliada de forma estruturada e obedecer a uma metodologia específica.

Existe a necessidade de se calcular quanto os clientes mais importantes estão dispostos a pagar por um produto de marca ao se contrapor a um genérico. O conhecimento compartilhado é a forma máxima do Capital do Cliente.

O estímulo ao desenvolvimento e a renovação exigem uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde haja uma ponte que transforme conhecimento tácito em explícito, gerando assim um conjunto de competências essenciais inimitáveis e de grande relevância na perpetuação da organização.

Como herança do pós-guerra, dois conceitos ligados ao desenvolvimento econômico surgiram: (i) O capital humano do País, identificado na necessidade de prover a educação do povo; e (II) os investimentos em ciência, que para Maurício Antônio Lopes – presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – “são as variáveis que mais capacidade têm para explicar a riqueza das nações, e é menos relevante o papel dos recursos naturais”. Assim, segundo o pensar de Lopes (2013), “a construção da riqueza de um país fundamenta-se nas prioridades que são dadas pela sociedade para o investimento no povo, na ciência e na tecnologia”.

Portanto, desenvolver os indivíduos e as organizações significa desenvolver o capital intelectual individual, mais precisamente o conhecimento tácito, transformando-o em explicito – competências individuais essenciais á renovação e ao desenvolvimento inovador e sustentável; além da possibilidade de edificação de um portfólio de competências essenciais – que possa garantir o desenvolvimento da organização em seus aspectos técnicos, econômicos e sociais – agregando valor ao crescimento sustentável da população e do país.

Referências bibliográficas
LOPES, M. A. Uma indústria chamada agricultura. Portal Dia de Campo. Disponível aqui
Acessado em 14/10/2013.
NONAKA, I. ; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada