|
|
Márcia Corrêa Sampaio e Marcelo Pimentel
14/12/2012
|
Carregando...
Escapar dos períodos de calor e chuvas intensas que favorecem pragas, doenças e plantas invasoras, além de aumentar a janela de tempo para o plantio de culturas de verão em sucessão. A mais nova cultivar de cebola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, a SCS366 Poranga, lançada na semana passada, possui características favoráveis a uma melhor gestão do sistema produtivo da propriedade como um todo.
De acordo com os pesquisadores Sérgio Dias Lannes, Gerson Henrique Wamser, Tatiana da Silva Duarte e Hernandes Werner, todos da Estação Experimental de Ituporanga e responsáveis pelo desenvolvimento da variedade, uma das principais vantagens é a possibilidade de redução dos custos de produção, uma vez que o agricultor pode evitar a necessidade de algumas pulverizações e despesas com armazenamento em função da oferta antecipada de cebola no mercado.
Poranga é: resultado de 15 anos de seleção e melhoramento genético
Além disso, o escape de épocas de maior calor e da incidência de chuvas intensas e granizo, a antecipação do plantio de culturas de verão e o escalonamento da mão-de-obra e comercialização são características que auxiliam o produtor na organização da produção da fazenda e em um melhor aproveitamento do mercado.
O novo material é o resultado de um trabalho de aproximadamente 15 anos, sendo que a cada ano é realizada uma seleção criteriosa buscando fixar as características desejadas pelo programa de melhoramento. Cabe destacar que a cebola apresenta um ciclo bianual; ou seja, no primeiro ano desenvolve a fase vegetativa que vai da semente ao bulbo e no segundo ano este bulbo é plantado para a obtenção da semente, tornando o processo mais demorado.
A Epagri possui uma longa tradição no desenvolvimento de cultivares de cebola que se destacam por sua qualidade e produtividade. Podemos citar a Empasc 352 Bola Precoce, Empasc 355 Juporanga, Epagri 362 Crioula Alto Vale e Epagri 363 Superprecoce, que juntas respondem por aproximadamente 90% dos cultivares plantados no Estado. O grande destaque do novo cultivar é a sua precocidade, com a colheita podendo ser realizada a partir do dia 10 de outubro.
Para mais informações, procure a Estação Experimental de Ituporanga, da Epagri. E-mail: eeitu@epagri.sc.gov.br ou pelo telefone 47 3533-1409.
|