dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     05/02/2025            
 
 
    
Sanidade Vegetal        
Embrapa lista produtos para controle biológico
Embrapa lança publicação que lista 135 produtos comerciais à base de agentes de biocontrole
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
06/09/2012

Lançada no final de agosto pela Embrapa Meio Ambiente, “Produtos comerciais à base de agentes de biocontrole de doenças de plantas” organiza informações técnicas de 135 produtos, obtidas nos sítios eletrônicos das empresas produtoras e comercializadoras, universidades, instituições de pesquisa, órgãos fiscalizadores, em periódicos científicos e com responsáveis técnicos de empresas. Seu acesso é gratuito: http://migre.me/aAh9h

Conforme Marcelo Morandi, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente e um dos editores, “há necessidade de enfatizar que essa relação de produtos disponíveis pode ser alterada constantemente, tanto devido à entrada, como à retirada dos produtos do mercado. A inclusão ou omissão da ficha do produto nessa publicação, bem como a recomendação para o controle de determinada doença, não subentende julgamento dos autores sobre sua eficiência e qualidade”.

Reunidos de acordo com o grupo de microrganismos a que pertencem, são apresentados produtos à base de fungos, de straminipilas e de bactérias, sendo que dentro de cada grupo foi realizada uma divisão por espécies e em ordem alfabética dos nomes dos produtos comerciais. Para cada produto são apresentados: nome comercial, princípio ativo, doenças e patógenos alvos, modo de ação e características específicas da cepa, formulações disponíveis e vida de prateleira, métodos de aplicação, registro e comercialização, e empresa produtora. Para alguns produtos, não foi possível obter todas as informações, pois não estão disponíveis ou não foram encontradas pelos autores.

As informações técnicas podem também sofrer alterações, em função da obtenção de novas formulações, resultados de pesquisa e atualização das empresas produtoras. Assim, este material não se constitui em recomendação técnica pelos autores, haja vista que os produtos não foram por eles avaliados, mas é um importante retrato da situação deste crescente mercado.

Para Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e também editor, “a elaboração dessa publicação mostra a importância que os produtos contendo agentes de controle biológico de doenças de plantas está atingindo. Apesar disso, o mercado mundial ainda é restrito em relação aos fungicidas, sendo de aproximadamente 1%. Entretanto, considerando as novas políticas públicas adotadas por diversos países para que agricultura de base ecológica seja amplamente adotada, pressão da sociedade para consumir alimentos livres do uso de agrotóxicos, conscientização dos problemas de contaminação ambiental e dos alimentos com agrotóxicos e, mais recentemente, a ampla discussão sobre os problemas que as mudanças climáticas globais estão causando, acredita-se que os produtos contendo agentes de biocontrole ganharão espaço neste mercado.

No mercado mundial estão disponíveis mais de 40 espécies de antagonistas utilizados para o controle de doenças de plantas, sendo o gênero Trichoderma responsável por quase metade dos antagonistas comercializados, seguido do Bacillus, Paecilomyces, Pseudomonas e Streptomyces.

Dos produtos à base de Trichoderma, a espécie Trichoderma harzianum é a mais comercializada, sendo encontrada em 38% dos produtos comerciais. Nos produtos à base de Bacillus, a espécie Bacillus subtilis representa 62% dos produtos comercializados. Para produtos à base de Pseudomonas, as espécies Pseudomonas fluorescens e Pseudomonas chlororaphis representam metade dos produtos comerciais. Em relação à Paecilomyces, a espécie Paecilomyces lilacinus é predominante. Há de se considerar, porém, que muitos produtos biológicos não especificam qual espécie do antagonista é utilizada.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Murilo Albino de Jesus
10/09/2012 15:46:31
Ola,sou Murilo Albino de Jesus curso o curso de agronomia e estou realizando um trabalho de conclusão de curso que fala do atual assunto "(Efeito do tratamento biologico no desenvolvimento de gramineas)", precisava encontrar algums materiais sobre esse tema para deixar meu trabalho ainda mais conpleto, vocês poderia me informa onde e como encontrar?

tatiana cantuarias
11/09/2012 12:09:29
Oi Murilo

Pesquise nas referncias do Documento 88
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/930378/1/Doc88.pdf

Atte.,

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada