dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     05/02/2025            
 
 
    
Castanha        
Baixo nível tecnológico limita castanha-do-brasil
Mesmo valorizada no mercado internacional, castanha sofre com efeitos de estrutura de produção obsoleta e contaminação dos frutos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelo Pimentel
04/09/2012

Estudo realizado entre 1998 e 2003, pelo Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar, vinculado ao Ministério da Agricultura, analisou um lote de 491 amostras de castanha-do-brasil em busca de rastros de contaminação. O resultado causou preocupação, pois 236 das amostras, quase a metade, apresentava-se contaminada micotoxinas potencialmente cancerígenas. Passados quase dez anos, ainda se trata de um problema de saúde pública, que tem origem em questões técnicas ainda presentes na cadeia produtiva.

De acordo com a pesquisadora Daniela Bittencourt, da área de biologia molecular da Embrapa Amazônia Ocidental, com o passar do tempo, o nível de contaminação tem diminuído em função de uma série de ações que vêm sendo adotadas. Porém, mesmo sem dados oficiais mais recentes, em alguns lotes de produção de alguns estados produtores a pesquisa ainda continua identificando a presença preocupante desses microorganismos.

A principal razão, segundo ela, é o baixo nível tecnológico da cadeia produtiva nessas regiões. Desde o prolongado tempo de permanência do ouriço da castanha com o solo da floresta — onde o fungo que produz as micotoxinas ocorre naturalmente e entra em contato com o fruto —, passando pela quebra do ouriço, pela lavagem, pela secagem e armazenagem, que acontecem na grande maioria das vezes de forma obsoleta, tudo privilegia a contaminação da castanha (ouça a entrevista na íntegra).

Ouriço da castanha: contato prolongado com o solo causa contaminação

Apesar de ser um alimento com alto valor nutricional, rico em selênio, proteínas, vitaminas e ácidos graxos insaturados, enfim, fatores que o valorizam muito no mercado, a sua cadeia produtiva está ameaçada. A comunidade europeia já detectou a presença de níveis de contaminação acima dos permitidos nos frutos e impôs rigorosas restrições ao produto de origem brasileira. Atualmente, a Bolívia, que se tecnificou fortemente nos últimos anos, compra boa parte da produção nacional e comercializa com a Europa por valores até cinco vezes maiores ao da aquisição.

Pesquisadores de várias unidades da Embrapa, universidades e instituições de pesquisa, articulados no projeto de pesquisa Micocast, sob a liderança da Embrapa Acre, buscam contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias e gerar informações científicas que auxiliem no diagnóstico e controle da contaminação da castanha-do-brasil por essas toxinas.

Perspectivas

Mesmo com todas as dificuldades, o potencial produtivo é muito grande. Em 2010, segundo o IBGE, o Brasil produziu pouco mais de 40 mil toneladas de castanha-do-brasil, dos quais, segundo a Conab, entre 25% e 30% são exportados e o restante é consumido pelo mercado interno.

Cuidado com a limpeza das castanhas é fundamental para que cadeia tire proveito do potencial de mercado

Somente nos quatro primeiros meses de 2012, o Brasil exportou cerca de 5 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 6,5 milhões. Algumas estimativas revelam que até 2020 a demanda alcance de 160 mil toneladas de castanha de boa qualidade. Mas para isso, entre outras coisas, as condições de produção precisam ser aperfeiçoadas e produtores devem intensificar procedimentos ligados às boas práticas.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ricardo Leme Ferreira
20/09/2012 11:55:32
A desconsideração em relação a nossa biodiversidade é absurda não apenas em relação a destruição dos recursos naturais como tb em relação ao aproveitamento da mesma. Como pode perdermos mercado de castanha para a Bolivia devido a baixa tecnificação na cadeia produtiva? Há tempos se conhece este problema relacionado a contaminação com micotoxinas. Atitude Brasil!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada