dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos  
Novo mecanismo para semeadura de grãos miúdos
Projeto que pode diminuir o custo de produção nas lavouras encontra-se em laboratório à espera do interesse de empresas em produzir
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
23/07/2013

A cultura de arroz, trigo, sorgo, cevada, aveia e centeio, todos considerados grãos miúdos, representa aproximadamente 17% da produção nacional. No entanto, nos processos de semeadura atuais, o produtor acabe perdendo muitas sementes devido à quebra, além da distribuição desuniforme por metro linear. Para melhorar a qualidade da produção, um projeto de mecanismo para semeadura de precisão de sementes miúdas foi desenvolvido na Faculdade de Agronomia da UFPel e já conta com patente, mas ainda encontra-se em laboratório à espera do interesse das empresas em produzi-lo.

Apesar de o projeto focar na semeadura de arroz, o mecanismo pode ser utilizado em todas as culturas de grãos miúdos. Segundo o professor, o dosador tem funcionamento bastante simples, portanto, possui grande chance de sucesso. Porém, ainda falta mais divulgação e o interesse de empresas em produzir o equipamento, adaptando-o às suas necessidades e ao seu público.

— Muitos produtos esbarram na cultura, na falta de uma visão de cadeia — lamenta o professor sobre a visão imediatista, a lógica de ganhar sem muito esforço e a dificuldade do mercado em assumir riscos.

Mecanismo pode ser utilizado em todas as culturas de grãos miúdos

O mecanismo dosador patenteado tem princípio mecânico e é pensado para ser acoplado aos tratores. Foi concebido para garantir a colocação das sementes dentro da linha de semeadura com distâncias pré-definidas, tornando possível quantificar o número de grãos distribuídos por metro linear. Essas máquinas possuem mecanismos dosadores que permitem a colocação de sementes espaçadas umas das outras, dentro da linha de semeadura, com distâncias definidas, gerando assim um potencial para a redução da quantidade utilizada por hectare.

— O dosador visa atender uma demanda dos produtores de arroz que cada vez mais precisam comprar menos sementes. Esse dosador consegue colocar poucas sementes por metro e tem como característica ser bastante estreito, cabendo assim em uma máquina para semear arroz — afirma Ângelo Vieira dos Reis, professor da Faculdade de Agronomia da UFPel.

Segundo ele, o mecanismo foi produzido visando facilitar o manejo, para que o agricultor não precise mudar seu sistema de produção. O dosador pode ainda diminuir o custo de produção, pois semeia com menor quantidade de arroz, além de melhorar a qualidade da semeadura por não quebrar as sementes.

Dosador torna possível quantificar o número de grãos distribuídos por metro linear

— Ficou claro que com a tecnologia atual há uma limitação na quantidade mínima de sementes que pode ser utilizada numa área, um obstáculo à redução dos custos de produção, principalmente quando se considera o preço das sementes de qualidade — destaca Ângelo, que observou no mercado brasileiro e mundial a inexistência de semeadoras de precisão para grãos miúdos. Para sementes grandes, como o milho, há equipamentos do gênero.

A ideia do projeto partiu segundo avaliações feitas por alguns pesquisadores. Segundo o professor, a recomendação de quilos de arroz por hectare (que em 1999, quando o projeto foi iniciado, estava em 150 kg/ha), está baixando e hoje a recomendação para sementes de arroz híbrido está em torno de 40 kg/ha.
 
— Isso gera a necessidade de um espaçamento muito grande de sementes e as máquinas atuais não têm essa capacidade — explica Reis.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 13/06/2012

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Rogério Teixeira
02/07/2012 09:11:26
Este sistema contempla a semeadura de sementes de forrageiras que num futuro muito próximo irá ficar perto de 4 kg/ha em razão da tendência de mudança da pureza sair dos atuais 60% para possíveis 80%? Obrigado.

Ângelo dos Reis
02/07/2012 14:24:33
Caro Rogério,
O conceito empregado no protótipo da foto atende aos principais requisitos da semeadura de culturas de sementes miúdas, como pequeno espaçamento entre linhas e material de pequenas dimensões e formato irregular. No entanto, o dosador construído estava dimensionado para sementes de arroz, que têm tamanho maior que o das forrageiras. Portanto, embora fosse possível trabalhar com essa quantidade de sementes, seria necessário reprojetar o formato e as dimensões dos sulcos dosadores do cilindro.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada