dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/01/2025            
 
 
    

    

No mês de outubro é comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo, profissional responsável por elaborar e orientar a execução de trabalhos relacionados à produção agropecuária, visando obter mais produtividade, sempre pautado pelos conceitos do desenvolvimento sustentável da agricultura. Desde a regulamentação da profissão, em 1933, muitas mudanças ocorreram e atualmente o agrônomo, como é popularmente conhecido, deve ter um perfil muito mais completo. Mais do que conhecer a parte técnica, o novo profissional deve ajudar o cliente a entender melhor diversos aspectos, que vão desde questões diretamente ligadas à plantação, até aspectos mais amplos como tendências de mercado e negócios.

As possibilidades de atuação do profissional de agronomia são muito maiores e vão além do campo. O engenheiro agrônomo tem um leque de oportunidades que não tinha antes: ele pode atuar em áreas de marketing, inteligência de mercado, trocas, análise de risco, entre outras. Isso demonstra uma mudança importante no papel deste profissional, que deixa de ser prioritariamente técnico e passa a ser também um consultor altamente especializado, independente da área em que trabalhe.

Com o aumento das oportunidades vem também o aumento das responsabilidades. Os chamados “profissionais do futuro” já são e serão cada vez mais os encarregados de ajudar a suprir as necessidades alimentares mundiais. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, por conta do aumento da população, será necessário aumentar em 70% a produção mundial de alimentos até 2050.

Para atender a esta demanda, o engenheiro agrônomo tem um papel fundamental, pois é ele que vai propor soluções em produtos e serviços e orientar os agricultores sobre as melhores práticas, como o uso racional dos recursos naturais, visando produzir mais, melhor e sempre de forma responsável, alimentos para atender a crescente demanda mundial. 

Estima-se que no Brasil haja cerca de 150 mil engenheiros agrônomos e cresce cada vez mais a busca por profissionais bem preparados para atender as novas demandas e necessidades do mercado agrícola. Algumas empresas, principalmente as focadas em pesquisa e desenvolvimento, como é o caso da Bayer CropScience, elaboram programas específicos para desenvolvimento de pessoas, que visam, em médio e longo prazo, formar especialistas para suas diversas áreas e em complemento ao que é visto nas universidades.

Há dois anos a Bayer CropScience implementou um programa de excelência operacional, baseado em três pilares: redesenho de processos para dar ainda mais foco às necessidades dos clientes, melhor sistemática de gestão de vendas e capacitação. Atualmente, os engenheiros agrônomos da empresa que atuam diretamente no campo são mais do que vendedores. Eles efetivamente se tornaram consultores do agronegócio e passaram a exercer um papel importante na elaboração e execução das estratégias da empresa.

Para se ter uma ideia da mudança trazida pelo projeto, em 2008 cada engenheiro agrônomo investia, em média, 21% do seu tempo em visitas a clientes no campo. Hoje, aproximadamente 40% do tempo é dedicado ao relacionamento com o produtor e à construção de negócios.

A capacitação da equipe é parte fundamental deste programa e a Bayer CropScience oferece aos profissionais treinamentos constantes, acompanhamento individualizado, palestras e cursos de atualização. Os temas não se restringem apenas a produtos ou culturas e são abordadas questões ligadas à sustentabilidade, por exemplo. Além das atividades presenciais, os engenheiros agrônomos têm a possibilidade de fazer cursos online, no método e-learning. Desta forma, o tempo dos colaboradores é otimizado, já que não precisam se deslocar todas as vezes que forem participar de um treinamento.

O resultado desta iniciativa é visível e beneficia diversos públicos. Para o próprio engenheiro agrônomo, que amplia suas possibilidades profissionais, pois está melhor preparado e se diferencia no mercado de trabalho. Também à empresa, que conta com pessoas mais comprometidas e capacitadas, o que ajuda a atingir as metas estabelecidas. Nos dois últimos anos, desde que a estratégia foi implantada, a Bayer CropScience vem apresentando crescimento, sempre de maneira sustentável. Esta frente contribui, ainda, com o desenvolvimento sustentável do agronegócio, pois ao levar informações atualizadas para o campo e o engenheiro agrônomo se torna um importante multiplicador de conhecimento.

Assim, fica claro o novo perfil do engenheiro agrônomo e também o papel fundamental que este profissional tem no desenvolvimento do agronegócio. A Bayer CropScience tem muito orgulho de contar com a colaboração destes profissionais e reforça seu compromisso com o seu principal ativo: o capital humano.

 

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Victor Campos
05/09/2016 14:44:07
Esta matéria contribuiu muito para meu conhecimento sobre a agronomia no aspecto nacional.

Rafael Sa
13/09/2016 14:04:12
O Engenheiro Agrônomo além da consultoria do sistema produtivo da agropecuária tem atuação ampla na engenharia rural que envolve trabalhos relacionados à hidrologia, hidráulica, construções rurais, conservação da água e do solo, bem como em obras de recuperação de áreas degradadas.

jorge pereira roganos
06/03/2023 13:42:54
tu e doido que bagulho daora muioto bom topppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agronomia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada