Carregando...
As plantas indesejáveis nas pastagens podem causar grandes transtornos ao produtores porque, além de diminuírem a produtividade do pasto e competirem por nutrientes, elas podem ser tóxicas e causarem a morte dos animais. Existem muitas técnicas para controlar as invasoras, mas algumas são precárias e podem provocar outros problemas, como é o caso da prática de queimadas que tem o risco de causar um incêndio fora de controle e depredar o solo. O ideal é o uso de tecnologias seletivas que ataquem apenas as plantas indesejáveis sem destruir o resto da vegetação nem prejudicar o solo e a microfauna presente, como é o caso da Campo Limpo, lançada há pouco tempo pela Embrapa Pecuária Sul.
— A presença de plantas indesejáveis de pastagens é um problema bastante sério que atinge todas as regiões de pastagem não só do Brasil como fora do Brasil também. Os produtores de uma forma geral já fazem este controle há bastante tempo com diferentes métodos que vão desde o corte destas plantas, a utilização do fogo para eliminar a vegetação invasora, métodos químicos com herbicidas e outros mecânicos como passagem de algumas lâminas para diminuir a competição da pastagem com estas plantas. Alguns produtos agridem plantas benéficas como leguminosas e forrageiras, que são fixadoras de nitrogênio e trazem benefício às pastagens — explica Naylor Perez, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul.
No caso do uso de herbicidas, os produtores devem ter alguns tipos de cuidado como verificar se o produto utilizado é recomendado para ser aplicado em pastagem e saber se eles são seletivos porque muitos destroem toda a vegetação da área aplicada. O problema é que podem existir plantas benéficas como leguminosas que ajudam na fixação de nitrogênio ou alguma forrageira para cobertura do solo. A Campo Limpo é um aplicador seletivo de herbicida que faz a aplicação somente na planta indesejável, não fazendo a pulverização convencional em toda a área e protegendo a vegetação. Perez diz que ela deve ser usada quando a planta apresenta crescimento ativo, quando tem temperatura e umidade no solo suficientes para a planta se desenvolver bem e receber o herbicida.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |