Carregando...
Os milhocultores de Mato Grosso do Sul terão opções abundantes e variadas para a próxima safrinha. Para apresentar as cultivares disponíveis e possibilitar a escolha do material adequado, a Fundação MS promove na próxima quinta-feira, 1º de julho, um dia de campo com 35 híbridos convencionais e outros 30 com tecnologia Bt. De acordo com o pesquisador André Lourenção, cerca de 30% dos materiais são novidades no mercado e os 70% restantes estão respondendo a adaptações e ajustes de comportamento.
Os híbridos, que poderão ser observados nos estandes das diversas empresas durante o evento, foram cultivados pela Fundação MS nas mesmas condições de plantio. Todos receberam os mesmos cuidados de adubação e manejo de plantas daninhas, doenças e pragas, o que fornece aos produtores uma base de comparação. As sementes são indicadas para a região Centro Sul do Estado, atendendo a uma área que vai de Maracaju a Naviraí. Segundo Lourenção, os materiais têm especificidades e, se bem escolhidos, podem render bons resultados.
— São híbridos simples, de ciclo precoce, de alto investimento, mas também com altíssimo retorno. Se forem utilizados nas melhores áreas e na época ideal de plantio, que fica entre 15 de fevereiro e início de março, vão oferecer um retorno rápido e bastante satisfatório. Numa condição boa, os híbridos têm potencial para produzir de 120 a 130 sacas, enquanto a média de Mato Grosso do Sul é de 70 sacas por hectare.
Entre as opções, estarão sementes com tecnologia herculex, hildegard e agrisure, materiais geneticamente modificados que apresentam resistência à lagarta do cartucho do milho. O produtor vai encontrar também híbridos com resistência a outras doenças e pragas e poderá fazer a escolha de acordo com a necessidade. Na opinião de Lourenção, é possível destacar alguns híbridos que obtiveram bons resultados nos ensaios realizados pela Fundação MS.
— O híbrido AGN 30A37, da Agromen, por exemplo, apresentou um resultado muito bom nos nossos experimentos. Também podemos destacar como híbridos de excelente potencial o P3646 Herculex e o P4042 Herculex, ambos da Pioneer.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |