Carregando...
A cultivar de abóbora BRS Brasileirinha é uma homenagem dos pesquisadores da Embrapa Hortaliças à Seleção brasileira de futebol e à Copa do Mundo. Ela foge da tradicional cor laranja das abóboras e traz as principais cores da bandeira do Brasil: é metade verde e metade amarela. Mas os pesquisadores levaram a brincadeira inicial a sério. Além de poder servir como ornamento para enfeitar a mesa das festas em época de Copa, a variedade criada por eles é bastante produtiva e tem resistência ao oídio, doença muito prejudicial à cultura.
— Ela é do tipo baianinha, que é a abóbora de pescoço, e é um material bastante produtivo com resistência a doenças, principalmente ao oídio, que é uma doença muito comum da cultura. As principais características são a produtividade, rusticidade e resistência a doenças. Na verdade, ela é uma abóbora comum, mas com as cores da nossa Seleção. O produtor pode colher ela pequena ou mais madura, quando a produtividade é bem superior. Depende muito do momento de colheita, mas a média seria em torno de 12 a 15 frutos por planta — explica o pesquisador Warley Nascimento, chefe de comunicação e negócios da Embrapa Hortaliças.
A abóbora verde e amarela pode ser cultivada em várias regiões do País e já é vendida em supermercados de várias cidades brasileiras. Warley explica que ela pode ser plantada em praticamente todo o ano nas regiões de clima mais quente, só deve ser evitada durante o inverno da Região Sul. Os pesquisadores torcem para que, desta vez, a Brasileirinha sirva como amuleto para o Brasil porque ela foi lançada durante a Copa de 2006, quando a Seleção de futebol foi eliminada ainda nas quartas de final da competição.
— Isso na verdade começou com uma brincadeira, uns três anos antes da Copa de 2006 e, naquela época, nós tivemos bastante sucesso com a abóbora e infelizmente a nossa Seleção não correspondeu. Nós torcemos para que este ano tanto a abóbora quanto a Seleção venha a ter um grande sucesso — brinca Warley.
As empresas parceiras da Embrapa, no momento, na comercialização da abóbora BRS Brasileirinha são:
Agrocinco Vegetable Seeds:
Telefone: (19) 9118-9704
E-mail: agrocinco@agrocinco.com.br
Isla Sementes Ltda.:
Telefones (51) 2136-6600 ou (51) 3371-3122
E-mail: isla@isla.com.br.
Reportagem exclusiva originalmente publicada em 25/06/2010
|