dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/01/2025            
 
 
    
Oliveira    
Pacote tecnológico para o cultivo de oliveiras em São Paulo
Projeto Oliva São Paulo prevê zoneamento agroclimático, novas técnicas de manejo e melhoramento genético para a cultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
25/06/2010

Em movimento crescente no País, o cultivo de oliveiras é o alvo do projeto Oliva São Paulo. Política pública da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a iniciativa nasceu da demanda dos agricultores locais em busca de técnicas que atendam as necessidades de adequação para o estabelecimento da cadeia produtiva local. A meta inicial é definir um pacote tecnológico para a cultura, desde a produção de mudas até o processamento final do óleo e conservação do azeite. De acordo com a pesquisadora Edna Bertoncini, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, em pouco tempo será disponibilizado um site com informações mais precisas sobre a atividade na página da APTA na internet.

Ainda em fase inicial do zoneamento climático, a pesquisa visa mapear as áreas propícias à implantação, levantando os dados de temperaturas mínimas, médias e altas no Estados durante um período de cinco anos. O plantio de cultivares disponíveis no mercado será liberado nas localidades indicadas. A longo prazo, a viabilidade dos olivais em condições mais tropicais ficará a cargo de um programa de melhoramento genético.

— Esse tipo de trabalho ainda não é forte nem em outros países, onde as oliveiras são naturalmente cultivadas. Aqui no Brasil, temos apenas adaptação de materiais importados, mas ainda há problemas de crescimento e florescimento. A ideia é melhorar essas variedades a partir dos bancos de germoplasma internacionais para produzir oliveira em temperaturas mais altas. Por enquanto não há recomendação técnica, no entanto temos observado desempenho positivo da arbequina, arbozana e coroneque em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há ainda resultados promissores com a cultivar Maria da Fé, da Epamig, em Minas Gerais — explica.

Edna aponta desafios em relação à poda e nutrição da oliveira. Estudos acerca do manejo de nutrientes para controlar o vigoroso crescimento vegetativo das plantas integrarão as ações. Outra frente importante são as análises químicas e qualitativas do azeite importado e nacional, conduzidas pela equipe de profissionais do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Além disso, um curso de análise sensorial, realizado no ano passado com a presença de um pesquisador italiano, está programado novamente para 2010.

Hoje, aqui no Estado, temos em média 50 produtores localizados nessa região da serra da Mantiqueira. As apurações da qualidade do óleo e análise sensorial já estão sendo preparadas, porém resultados mais práticos ainda levarão tempo. Quanto ao manejo da cultura, há um programa em andamento com a instituição de extensão do Estado de São Paulo (CATI), especialmente no município de São Bento do Sapucaí — revela.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada