dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/01/2025            
 
 
    

O conceito de preservação e conservação ambiental já é amplamente compreendido pelos agricultores familiares. As pequenas propriedades rurais produtivas, na busca de alternativas economicamente viáveis, encontram na transformação de matéria prima, uma saída socioeconômica e produzindo de forma diferenciada, com preservação e recuperação ambiental. Essa forma de produção está aliada à qualidade dos alimentos, integrada a outras atividades que envolvem produção limpa, ambientalmente correta, mantendo uma relação harmônica com a natureza.

A segurança alimentar engloba as relações entre o alimento e a saúde humana, expressa-se quando se transforma em melhoria da saúde e da qualidade de vida do ser humano. Incluir mais essa atividade nas tarefas diárias dos agricultores familiares que desenvolvem atividade agroindústrial, consolida o processo ambiental, técnico, científico e biológico.

O modelo convencional de agricultura já mostrou ser insustentável para o meio ambiente. O aumento da produção de alimentos tem conduzido não apenas a um desastre na saúde humana, mas também a enormes problemas ambientais. Dentre as inúmeras razões destaca-se o aquecimento global, aumento do uso de água, degradação do solo, desmatamento desenfreado, uso indiscriminado de agrotóxicos, poluição dos rios e de espaços ambientais.

Efetivamente nas pequenas propriedades rurais, onde a diversificação é destaque, são trabalhados diversos processos, possibilitando assim diminuir o impacto ambiental. Nessas propriedades os alimentos são produzidos de forma saudável, com segurança, qualidade e economia. Assim mantém a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável e ecológica.

Diante destes fatos, os agricultores familiares que possuem agroindústrias, tem o cuidado de adequar a propriedade para atender a legislação ambiental e principalmente manter a vida sobre a terra. Muitos agricultores mudaram hábitos e conceitos, economizando água, reflorestando áreas degradadas, destinando corretamente o lixo doméstico, os efluentes da agroindústria e residência, conservando o solo, produzindo alimentos mais limpos diminuindo significativamente o uso de agrotóxicos.

Essas práticas tornaram-se comuns, nas pequenas propriedades rurais da região de Cascavel, principalmente naquelas que transformam a matéria prima, em compotas, conservas, melado, açúcar mascavo, rapadura, doces, geléias, entre outros. Outras características da agroindustrialização que potencializa o desenvolvimento sustentável podem ser descritas, dentre elas.

A própria família está envolvida no processo de produção, matéria prima, transformação e comercialização. O produto da agroindústria ao mesmo tempo que adiciona valor, gera empregos,  proporciona a inclusão sem discriminação de gênero. Os produtos agroindustrializados fazem parte do cardápio diário da família. Independente do processo ser artesanal ou semi industrial, os produtos apresentam qualidade e segurança. Valorização da diversidade local. Crescimento econômico enraizado socialmente e fortalecimento da desenvolvimento.sustentável.

Segundo a extensionista Eloide Mousquer do Instituto Emater – PR, implementadora do Programa de Agroindústria Famíliar, exemplos a serem seguidos são os das propriedades rurais dos agricultores Natalício Slongo e João Garlet do município de Cascavel e de Aristeu Giraldi do município de Capitão Leônidas Marques, onde melhorias significativas já foram realizadas. Nas duas primeiras propriedades com a averbação da reserva legal, uma das exigências para atender o Código Florestal, foi recuperação da mata ciliar entorno de nascentes e córregos. Na propriedade de Giraldi, além de concluir a área de reserva legal, o agricultor reutiliza a água da propriedade, recolhe a água utilizada na lavagem da matéria prima que transforma na agroindústria, para irrigação na lavoura.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada