dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/01/2025            
 
 
    
Sanidade Vegetal  
Rotação de cultura quebra ciclo de nematóides
Cultivares resistentes e tolerantes, com baixo fator de reprodução, são a melhor saída para a prevenção nas culturas de soja, milho e algodão
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
09/12/2013

Um dos grandes problemas relacionados aos nematóides é o fato de atacarem a raiz da planta, onde é mais difícil detectá-los. Para orientar os produtores sobre os tipos de nematóides da soja, milho e algodão, além de informações sobre prevenção e tratamento, a engenheira agrônoma Alexandra Botelho estará no stand do evento Tecnoagro, realizado pela Fundação Chapadão, dias 2 e 3 de março, no Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul.

A engenheira agrônoma explica que, para identificar os nematóides, é necessário fazer o monitoramento da lavoura, realizar a coleta das amostras, enviar para o laboratório, onde eles serão identificados e quantificados. A partir daí, o produtor pode tomar as medidas cabíveis. Sem esse procedimento, a identificação precoce se torna quase que impossível, já que o nematóide, por ficar no solo, ataca a raiz da planta. Quando os sintomas aparecem, ele já possui altos níveis populacionais.

– Ele ataca no sistema radicular e atrapalha a planta a absorver água e nutrientes, o que faz com que ela fique com sintoma de desnutrição, com as folhas amareladas, e isso diminui muito a produtividade – afirma Alexandra.

A pesquisadora diz que os principais nematóides que atacam as plantações do Mato Grosso do Sul são os pratilencos, os meloidogynes, e o nematóide de cisto da soja.

–No caso do meloidogyne, as raízes formam umas galhas e isso é bem visível, pois a raiz engrossa. No nematóide de cisto, conseguimos perceber uns pontinhos brancos, que são as fêmeas, em formato de pêra. Já o pratilenco é mais difícil porque ele é um endoparasita que fica dentro da raiz e a apodrece. Só a extração em laboratório pode confirmar e quantificar – explica.

Para prevenção, a engenheira orienta a usar sempre cultivares com baixo fator de reprodução, que sejam resistentes e tolerantes, além de detectar antes quais nematóides costumam estar na região. Em relação ao transporte de máquinas, também é necessário ter cuidado e verificar se ela não foi para uma área infectada. Já em relação ao tratamento, o mais interessante é quebrar o ciclo da praga.

 – Só com rotação, com uma cultura que não multiplique. No caso, podemos usar as crotalárias e alguns milhetos. Mas não há receita pronta. Cada caso é um caso. Existe também o tratamento de sementes, mas ele não é a solução. Deve estar aliado a várias práticas de manejo – explica.

Para mais informações sobre os nematóides da soja, milho e algodão, basta entrar em contato com a Fundação Chapadão através do número (67) 3562-2032.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 2/3/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
marcia martins nadir cordeiro( e-mail: marciamnc@ig.com.br )
18/07/2011 22:09:35
Olß,Gostei da sua matÚria, sou estudante tÚcnica em agropecußria,li um livro falando sobre os nemat¾ides e me interessei muito sobre o assunto, venho buscando informaþ§es.Quero fazer o trabalho de conclusÒo de curso deste tema.O pouco que li me faz pensar se algum dia os problemas com nemat¾ides serß erradicado. faþo votos que sim.Um abraþo, Mßrcia.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Nematóides
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada