|
|
Liliane Castelões, Embrapa Cerrados
17/03/2014
|
Carregando...
A Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), formada pela Embrapa, Cocamar (Cooperativa Agroindustrial do Paraná), John Deere e Syngenta, realiza, no dia 20 de março, na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), dia de campo sobre o sistema que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, proporcionando benefícios para os três componentes.
O objetivo da Rede de Fomento, criada em 2012, é somar esforços na implementação de mecanismos que incentivem no País a adoção dos sistemas de integração, como iLPF nas suas diferentes modalidades. A iLPF é uma das tecnologias incentivadas pelo Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), lançado em 2010 para estimular os produtores a praticarem cada vez mais uma agricultura sustentável, ou seja, que garanta a segurança alimentar do país, sem agredir o meio ambiente.
A iLPF pode contribuir para a recuperação de áreas degradadas, manutenção e reconstituição da cobertura florestal, promoção e geração de emprego e renda, adoção de boas práticas agropecuárias e adequação da unidade produtiva à legislação ambiental. Entre os seus benefícios estão melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo devido ao aumento da matéria orgânica; maior eficiência na utilização de insumos e ampliação do balanço positivo de energia; redução da pressão para abertura de novas áreas agricultáveis; melhoria na utilização dos recursos naturais; fixação e maior inserção social pela geração de emprego e renda no campo.
A experiência da adoção da iLPF na Fazenda Santa Brígida, e algumas das tecnologias já validadas serão demonstradas no evento. Até 2006, as pastagens degradadas dominavam o solo da Fazenda Santa Brígida. A partir desta data, em parceria com a Embrapa, a John Deere e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a propriedade passou a adotar diferentes sistemas integrados, tendo evoluído para a iLPF com a inserção do componente florestal no sistema de produção na safra 2008/2009.
O dia de campo contará com quatro estações técnicas sobre condicionamento de solo para a iLPF, iLP (integração lavoura-pecuária) Safra/Verão, Sistemas de Plantio/ iLP Safrinha e novos sistemas iLP, Desempenho animal e madeireiro. O evento realizado pela Fazenda Santa Brígida é promovido pela Rede de Fomento, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |