|
|
Plantio Direto |
|
O Plantio Direto como solução sustentável |
Apesar de ser pouco difundida nas universidades brasileiras, a tecnologia, aplicada em todo o mundo, reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera |
Carregando...
O plantio direto na palha é uma tecnologia desenvolvida no mundo todo. Da Patagônia ao Canadá. Da Europa à Ásia. Em janeiro, um grupo da Finlândia fez uma visita aos experimentos. Em fevereiro, ucranianos também receberão informações. E, no Brasil, os trabalhos foram iniciados há cerca de 30 anos, mas ainda não ganharam a projeção necessária, sobretudo no meio acadêmico. Favorecendo o cultivo de hortaliças, cana-de-açúcar, arroz e grãos, a cobertura do solo diminui os gastos com irrigação e beneficia o meio ambiente ao evitar que o gás carbônico chegue até a atmosfera.
Segundo o diretor honorário da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), Manoel Henrique Pereira, a técnica surgiu por conta dos efeitos da erosão provocados pelas altas densidades de chuva. Com as tempestades que assolaram a região serrana do Rio de Janeiro, o assunto parece estar ainda mais em alta, pois as lavouras brasileiras sofrem com o arraste do solo pelos grandes volumes de água. Por isso, a cobertura da terra com palha é a melhor ferramenta para oferecer estabilidade aos terrenos.
— Anteriormente, no sistema convencional de mecanização e movimentação intensivas, uma chuva de grande volume em pouco espaço de tempo poderia levar 20, 30 toneladas de solo desde a superfície a camadas mais profundas. E essas perdas são irreparáveis, pois, se o solo sai da área rural, vai parar nos rios, oceanos, represas de água potável ou de geração de energia. Se existe, hoje, um reconhecimento de órgãos públicos sobre a importância do plantio direto, apesar de ele estar no Brasil há mais de 30 anos, é porque esse sistema traz uma série de benefícios não só aos agricultores mas também para toda a comunidade — exalta Manoel Pereira.
A palha utilizada é resultado das colheitas anteriores ou de culturas exclusivamente voltadas para a cobertura do solo. Com a orientação de técnicos especializados, levando-se em consideração as condições climáticas, de solo e culturais, é possível atender a pequenos, médios ou grandes proprietários rurais. O diretor da FEBRAPDP ainda destaca que o plantio direto também reduz o arraste do solo durante a estiagem, pois, em períodos de grande luminosidade, a terra sofre uma verdadeira cauterização, com a eliminação de minhocas, tatuzinhos e toda a gama da fauna de solo. Com isso, para Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão e regiões como o Cerrado mineiro e baiano, o plantio direto na palha torna-se uma questão de sobrevivência.
— Porém, as universidades ainda são muito tímidas com relação à abordagem do tema. Não existe uma consciência da importância do agrônomo sair da universidade e ter conhecimento da técnica. Então, quais os limites para o aumento da área do plantio direto? É condição financeira, econômica? Não, é técnica, porque o agricultor tem a terra, a máquina, a capacidade de endividamento, o cadastro bancário, mas não tem conhecimento, nem assistência. Pela Federação Brasileira de Plantio Direto, firmamos um convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para fazer um trabalho de atualização de técnicos recém formados ou em atividade — ressalta Manoel.
Irrigação e meio ambiente
A estimativa é de que, em dez anos, a área atual com uso da técnica de plantio direto seja ampliada em oito milhões de hectares, passando de 25 milhões para 33 milhões de hectares. Esse acréscimo vai permitir a redução da emissão de 16 a 20 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Isso acontece por conta da retenção do carbono no solo, já que a terra não é revolvida. Com a palha evitando a transmissão de gás carbônico, diminui-se a degradação da Camada de Ozônio, o efeito estufa e as temperaturas elevadas.
De acordo com os dados da pesquisa, outro grande benefício da tecnologia é a redução de 30 a 50% do uso de água pela irrigação, dependendo da cultura, devido à diminuição da evaporação. A temperatura do solo pode manter-se a 20° a menos que o normal, o que acarreta em reserva de umidade e menores custos com processos irrigatórios.
Para maiores informações, basta entrar em contato com a FEBRAPDP pelo telefone (42) 3223-9107.
|
Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia. |
|
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |
|
|
Daniel Albiero
29/01/2011 13:44:31
Caro Senhor Breno Fonseca,
ParabÚns por seu artigo, achei-o abrangente e pertinente em relaþÒo ao SPD.
No entanto nÒo concordo com sua afirmativa: " PorÚm, as universidades ainda sÒo muito tÝmidas com relaþÒo Ó abordagem do tema. NÒo existe uma consciÛncia da importÔncia do agr¶nomo sair da universidade e ter conhecimento da tÚcnica".
Tal afirmaþÒo em minha opiniÒo Ú extremamente injusta com as universidades brasileira, principalmente em relaþÒo as instituiþ§es p·blicas!!
Pelos pr¾prios n·meros que o senhor apresentou, e principalmente pelas vantagens do SPD, nenhum professor universitßrio, atuante e atualizado, seria louco de desprezar o plantio direto!!! A ponto de nÒo citar, ensinar e inclusive apoiar o plantio direto. Ressalva seja feita, o SPD nÒo Ú um tipo de manejo simples, ele demanda muito mais conhecimento, tÚcnica, educaþÒo e capacitaþÒo de seus usußrios, do que o sistema convencional, portanto ensinar todas as min·cias e detalhes deste sistema em matÚrias obrigat¾rias de graduaþÒo demandaria muito tempo e fugira do escopo do curso, mas para isto existem as matÚrias optativas ou eletivas, em que o sistema Ú detalhado! E nesta questÒo, eu gostaria de expressar que a maioria dos cursos com qualidade de agronomia e engenharia agrÝcola o SPD Ú oferecido como matÚria optativa e inclusive, existem cursos onde o SPD Ú matÚria obrigat¾ria!!
A discussÒo que fiz acima se refere ao nÝvel de graduaþÒo. Quando direcionamos o foco para a p¾s-graduaþÒo!!! O senhor simplesmente presta um deserviþo Ós Universidade p·blicas!!! A injustiþa Ú tanta que beira a tragÚdia!!! Fiz uma rßpida pesquisa na internet para provar isto, rßpida mesmo!! 5 minutos!!! e com apenas uma palavra chave: Plantio Direto, ou seja se atrelarmos as outras palavras chaves do SPD: cultivo na palha, sistema plantio direto, plantio conservacionista, semeadura direta, etc. Os n·meros podem quadruplicar. Coloquei o nome da universidade que tenho conhecimento que trabalham com SPD somada a palavra chave Plantio Direto. Na observaþÒo dos n·meros, considerei que nem tudo que existe na web Ú confißvel, produtivo ou pertinente para nossa discussÒo, entÒo limitei (ultra-conservadoramente) em resultados vßlidos apenas 1% dos resultados encontrados, veja os resultados:
UNICAMP + Plantio Direto (PD) no google : 10.700 resultados:1%--> 1000 resultados
UNESP + PD no google: 14.500 resultados: 1%--> 1400 resultados
USP + PD no google: 23.800 resultados: 1%--> 2300 resultados
UNIOESTE + PD no google: 5050 resultados: 1%--> 500 resultados
UFPR + PD no google: 8020 resultados: 1%-->800 resultados
UEL + PD no google: 3370 resultados: 1%--> 330 resultados
UEPG + PD no google: 3890 resultados: 1%--> 380 resultados
UFG + PD no google: 4300 resultados: 1%--> 430 resultados
UFMS + PD no google: 3.420 resultados: 1%-->340 resultados
UFMT + PD no google: 2.660 resultados: 1%--> 2660 resultados
UFPel + PD no google: 6.440 resultados: 1%--> 640 resultados
UFRS + PD no google: 14.400 resultados: 1%--> 1440 resultados
UPF + PD no google: 2.790 resultados: 1%--> 270 resultados
UFSC + PD no google: 7.180 resultados: 1%--> 7100 resultados
UDESC + PD no google: 3.420 resultados: 1%--> 340 resultados
Portanto perceba Sr. Breno Fonseca, que no mÝnimo o senhor nÒo tinha uma visÒo geral e global da atuaþÒo da Universidades no SPD.
Na ßrea de p¾s-graduaþÒo Ú lugar comum a participaþÒo como co-orientadores e orientadores nos programas de PG da universidades p·blicas, profissionais gabaritados e reconhecidos da EMBRAPA, IAC, IAPAR, etc. Portanto o senhor atinge inclusive estas instituiþ§es, ao escrever que o SPD "nÒo ganharam a projeþÒo necessßria, sobretudo no meio acadÛmico".
Fiz uma rßpida pesquisa tambÚm sobre as dissertaþ§es e doutorados sobre SPD, com a mesma ressalva que somente utilizei uma palavra chave (Plantio Direto), e observe o que encontrei, em apenas algumas bases de dados:
UNICAMP: 26 USP: 30; UNESP: 130; BDTD: 379.
E nem procurei nos peri¾dicos cientÝficos!! ou na magazines de divulgaþÒo!!!
Enfim, tenho certeza que o senhor nÒo estava a par de tais informaþ§es, espero que com este meu comentßrio o senhor possa aumentar seu conhecimento sobre a atuaþÒo das universidades no SPD.
A sua disposiþÒo,
Daniel Albiero
Daniel Albiero
29/01/2011 14:18:18
Por algum motivo o editor de texto colocou um zero a mais nos resultados de 1%, os resultados corretos sÒo:
UNICAMP + Plantio Direto (PD) no google : 10.700 resultados:1%--> 100 resultados
UNESP + PD no google: 14.500 resultados: 1%--> 140 resultados
USP + PD no google: 23.800 resultados: 1%--> 230 resultados
UNIOESTE + PD no google: 5050 resultados: 1%--> 50 resultados
UFPR + PD no google: 8020 resultados: 1%-->80 resultados
UEL + PD no google: 3370 resultados: 1%--> 33 resultados
UEPG + PD no google: 3890 resultados: 1%--> 38 resultados
UFG + PD no google: 4300 resultados: 1%--> 43 resultados
UFMS + PD no google: 3.420 resultados: 1%-->34 resultados
UFMT + PD no google: 2.660 resultados: 1%--> 26 resultados
UFPel + PD no google: 6.440 resultados: 1%--> 64 resultados
UFRS + PD no google: 14.400 resultados: 1%--> 144 resultados
UPF + PD no google: 2.790 resultados: 1%--> 27 resultados
UFSC + PD no google: 7.180 resultados: 1%--> 71 resultados
UDESC + PD no google: 3.420 resultados: 1%--> 34 resultados
Total de resultados considerando apenas 1%: 1114 resultados.
|
|
|
|
|