dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/01/2025            
 
 
    
Feijão    
Embrapa estuda genes do feijão de tolerância à seca
Para criar variedades resistentes, diversas pesquisas irão identificar genes de tolerância e desenvolver novas linhagens
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
24/06/2010

Nos primeiros meses do ano, de janeiro a março, muitos produtores de feijão das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul sofrem com a ocorrência de veranicos e têm perdas significativas de produtividade por causa da seca. O problema se torna mais grave para os agricultores familiares que, muitas vezes, não têm alta tecnologia e não usam sistema de irrigação com pivô central para amenizar o estresse hídrico sofrido pelas plantas. A melhor maneira de acabar com estes problemas é o desenvolvimento de cultivares de feijão resistentes à seca, para isso a Embrapa Arroz e Feijão está trabalhando com diversas pesquisas para identificar quais são os genes de tolerância ao estresse hídrico e fazer novas linhagens para poder criar materiais que não tenham a produtividade reduzida neste período do ano.

— Esses genes podem ser (o ponto de partida) para a busca de variáveis alélicas em bancos de germoplasmas, resultando na identificação de genótipos que tenham potencial de responder de modo mais eficiente ao déficit hídrico. Estes genótipos, por conseguinte, serão aqueles utilizados pelo programa de melhoramento genético para desenvolver cultivares mais tolerantes ao déficit hídrico. Além dessa estratégia convencional, o desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas utilizando genes capazes de aumentar a tolerância ao déficit hídrico também pode ser considerada. O que se busca são plantas que sob esta condição de seca tenham apenas uma pequena redução ou o mesmo potencial produtivo que se espera da planta. O que se busca é que não ocorra quebra de safra, que o produtor tenha uma alternativa de cultivar para plantar na época que ele sabe que vai existir a seca — explica a bióloga Rosana Vianello Brondani, pesquisadora em genética molecular vegetal da Embrapa Arroz e Feijão.

Rosana vai participar do 2º Congresso de Genética do Centro-Oeste, que acontece em Goiânia, no Estado de Goiás, de 1 a 3 de julho. No evento, ela vai mostrar os avanços da pesquisa e explicar como a identificação de genes vai ajudar a melhorar a vida dos produtores. A pesquisadora lembra que já existem cultivares com resistência à seca e cita como exemplo a BRS Agreste, que já plantada por alguns produtores, mas ela diz que a intenção é criar materiais mais completos e diz que nos ensaios de pesquisas algumas linhagens recentes superam o desempenho produtivo da Agreste. Apesar dos ótimos resultados que estão sendo obtidos, o produtor ainda vai precisar esperar um pouco para começar a plantar feijão resistente à seca porque da linhagem até as variedades chegarem ao campo o processo demora alguns anos. A pesquisadora explica que é preciso levar em conta todos os outros fatores de interesse do agricultor como a qualidade de grão, porte de planta, arquitetura, resistência a doenças.

— É um processo contínuo. Hoje, a gente já está colhendo o fruto da pesquisa científica desenvolvida há anos, apesar de ainda não ter chegado ao campo. Ao longo do programa vão sendo feitas fenotipagens consecutivas em que vão sendo identificadas estas famílias que se destacam à tolerância à seca. Para o cultivo do feijoeiro comum a seca chega a comprometer a produção em mais de 1,5 milhões de hectares do cultivo no mundo. Como quantidades expressivas dessa leguminosa são produzidas em sistemas de produção característicos da agricultura familiar, o déficit hídrico pode ocasionar a perda total da cultura, pois geralmente o pequeno agricultor não conta com sistema de irrigação — ressalta Brondani.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Abóbora verde e amarela
Variedade com as cores da Seleção brasileira tem ótima produtividade e pode ser plantada em várias regiões do País
Fundação MS promove evento com 75 híbridos de milho safrinha
Produtores poderão conhecer especificidades de cada semente para escolher a cultivar mais adequada
Alternativa limpa para combater doenças do tomateiro
A enxertia é fundamental para os produtores da região amazônica
Pacote tecnológico para o cultivo de oliveiras em São Paulo
Projeto Oliva São Paulo prevê zoneamento agroclimático, novas técnicas de manejo e melhoramento genético para a cultura
Clima chuvoso e quente favorece surgimento de Greening nos pomares paulistas
Após detectada a doença, seja por meio de armadilhas adesivas amarelas e verdes, ou pela observação dos brotos novos, a planta afetada deverá ser eliminada da plantação.
Os avanços da pecuária de corte
A pecuária de corte ainda tem muito espaço para agregar em produtividade. Por isso, é possível afirmar que a produção de carne bovina no Brasil pode crescer muito mais.
Recuperação Ambiental nas propriedades com agroindústria familiar
O modelo convencional de agricultura já mostrou ser insustentável para o meio ambiente.
Microbiologia e qualidade do solo em sistemas de cultivo orgânico
A definição de qualidade de solo refere-se à sua capacidade de manter a produtividade, a qualidade ambiental e promover a saúde das plantas e dos animais.
10 dicas para montar hortas ecológicas
É muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro
Mudanças climáticas: inferências para a cultura do trigo no Brasil
Num cenário de mudança climática, o aumento na frequência de extremos climáticos poderá resultar na possibilidade de redução da área hoje apta para cultivo do trigo no Brasil
Terraceamento e Plantio Direto são armas eficientes contra erosão hídrica
Embrapa Meio Norte observa alternativas economicamente viáveis para reverter a degradação do solo
Embrapa estuda genes do feijão de tolerância à seca
Para criar variedades resistentes, diversas pesquisas irão identificar genes de tolerância e desenvolver novas linhagens
Antracnose é a principal doença da abóbora em Sergipe
Rotação de culturas, sementes sadias e aplicações de fungicidas são as formas de combater a doença
Praga exótica da oliveira: primeiro relato no Brasil não oferece grandes perigos à cultura
Ácaro responsável por deformações e contaminações em plantios europeus, argentinos e uruguaios não causou danos visíveis no Paí­s

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada