|
|
Kamila Pitombeira
04/03/2011
|
Carregando...
Lançados no último “Dia de Campo do Girassol”, que aconteceu no dia 4 de fevereiro, o híbrido BRS 321 e a variedade BRS 324 de girassol, produzidos pela Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), prometem aumentar a produtividade do campo. De acordo com Ana Claudia Barneche, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, eles proporcionam tanto a reciclagem de nutrientes do solo, como uma ampliação de mercado, já que o agricultor pode optar por comercializar os grãos ou usá-lo para silagem.
– É uma cultura que pode entrar no sistema de produção da propriedade como uma cultura para diversificação e reciclagem de nutrientes. Outra característica é que ele abre o mercado para o produtor, que pode utilizar o grão ou optar pela silagem – afirma a pesquisadora.
Ana Cláudia afirma que o principal benefício do híbrido BRS321 é a precocidade, pois apresenta um ciclo mais precoce comparado aos demais híbridos do mercado, o que facilita a utilização dele dentro do processo produtivo.
– Ele geralmente entra numa semeadura antes ou após da soja ou do milho. Já a variedade BRS324 também é precoce, além de apresentar alto teor de óleo nos grãos, o que agrega valor à produção – explica.
Segundo Barneche, a variedade também conta com uma diferença: sua polinização é aberta. Com isso, ela normalmente apresenta preço de mercado inferior ao do híbrido, que conta com teto produtivo maior. Já em relação aos demais cultivares, a pesquisadora diz que, em testes realizados durante dois anos no Rio Grande do Sul, tanto a variedade, quanto o híbrido apresentaram produtividade superior. Mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados.
– Em primeiro lugar, o produtor deve ter um solo bem corrigido. Além disso, é preciso um estande perfeito de plantas no campo para que se possa garantir uma boa produtividade.
Outro ponto importante para Ana Cláudia é a atenção à época de plantio que, no Rio Grande do Sul, vai de julho à final de agosto ou início de setembro, dependendo da região. Já a adaptabilidade do girassol é boa.
– Eles têm uma ampla adaptabilidade e foram registrados para outras regiões do Brasil. Mas cada local apresenta uma especificidade em relação à data de semeadura, ao tipo de correção do solo e período de chuva, por exemplo. Já o custo de produção, muda de acordo com cada região – garante.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Clima Temperado através do número (53)3275-8113.
|