dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/11/2024            
 
 
    
Girassol    
Girassol promete ampliar mercado para produtor
Novas sementes são usadas como cultura de diversificação e reciclagem de nutrientes, além de beneficiarem o agricultor com grãos ou silagem
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
04/03/2011

Lançados no último “Dia de Campo do Girassol”, que aconteceu no dia 4 de fevereiro, o híbrido BRS 321 e a variedade BRS 324 de girassol, produzidos pela Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), prometem aumentar a produtividade do campo. De acordo com Ana Claudia Barneche, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, eles proporcionam tanto a reciclagem de nutrientes do solo, como uma ampliação de mercado, já que o agricultor pode optar por comercializar os grãos ou usá-lo para silagem.

– É uma cultura que pode entrar no sistema de produção da propriedade como uma cultura para diversificação e reciclagem de nutrientes. Outra característica é que ele abre o mercado para o produtor, que pode utilizar o grão ou optar pela silagem – afirma a pesquisadora.

Ana Cláudia afirma que o principal benefício do híbrido BRS321 é a precocidade, pois apresenta um ciclo mais precoce comparado aos demais híbridos do mercado, o que facilita a utilização dele dentro do processo produtivo.

– Ele geralmente entra numa semeadura antes ou após da soja ou do milho. Já a variedade BRS324 também é precoce, além de apresentar alto teor de óleo nos grãos, o que agrega valor à produção – explica.

Segundo Barneche, a variedade também conta com uma diferença: sua polinização é aberta. Com isso, ela normalmente apresenta preço de mercado inferior ao do híbrido, que conta com teto produtivo maior. Já em relação aos demais cultivares, a pesquisadora diz que, em testes realizados durante dois anos no Rio Grande do Sul, tanto a variedade, quanto o híbrido apresentaram produtividade superior. Mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados.

– Em primeiro lugar, o produtor deve ter um solo bem corrigido. Além disso, é preciso um estande perfeito de plantas no campo para que se possa garantir uma boa produtividade.

Outro ponto importante para Ana Cláudia é a atenção à época de plantio que, no Rio Grande do Sul, vai de julho à final de agosto ou início de setembro, dependendo da região. Já a adaptabilidade do girassol é boa.
 
– Eles têm uma ampla adaptabilidade e foram registrados para outras regiões do Brasil. Mas cada local apresenta uma especificidade em relação à data de semeadura, ao tipo de correção do solo e período de chuva, por exemplo. Já o custo de produção, muda de acordo com cada região – garante.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Clima Temperado através do número (53)3275-8113.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Grãos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada