|
|
Kamila Pitombeira
01/03/2011
|
Carregando...
Em alta no mercado, a soja tem sido alvo de diversas pesquisas visando aumentar a qualidade de sementes e a produtividade. Tema da palestra “Importância da qualidade de sementes para altas produtividades”, que aconteceu no evento Ma Shou Tao 2011, na Fazenda Boa Fé, município de Conquista (MG), nos dias 16 e 17 de fevereiro, a soja melhorada é a novidade apresentada pela Epamig aos agricultores.
Segundo Gilda Pizzolante de Pádua, pesquisadora da Embrapa sediada na Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), é importante destacar que o uso da semente de alta qualidade é importante, pois transfere toda a carga genética oriunda de uma semente melhorada à produção.
– Temos garantia de qualidade genética, qualidade física, fisiológica e qualidade sanitária. Então, temos um valor agregado muito grande oriundo de uma semente de alta qualidade – afirma a pesquisadora.
Para ela, o uso de sementes de alta qualidade tem um papel fundamental no sucesso da cultura, principalmente no caso da soja, pois permite o acesso aos avanços genéticos com as garantias de qualidade e tecnologia de adaptação nas diversas regiões produtoras, assegurando melhor produtividade. Gilda explica também que as sementes melhoradas são produzidas de acordo com um sistema de certificação.
– Existe toda uma identificação que garante parâmetro de qualidade e produção. Além disso, as sementes são originadas por padrão de campo e semente. Nesses padrões, temos alta germinação e vigor. Portanto, são tecnologias adequadas, regulamentadas por lei e disponíveis aos produtores.
De acordo com Gilda, uma semente melhorada custa menos de 7% do custo total de uma lavoura. Portanto, ela conta com uma pureza genética e alto potencial produtivo, o que pode aumentar a produtividade na ordem de 20% a 30%. Já em relação aos cuidados com o plantio, a pesquisadora afirma que não são especiais.
– Os cuidados são o preparo do solo, uso das tecnologias adequadas e todas as práticas culturais inerentes a cada cultura. Essas sementes podem ser usadas em qualquer plantação, pois são regulamentadas por lei, por espécie e por estado, além de possuírem padrões tanto de campo, quanto de sementes – explica.
Para mais informações sobre as sementes de soja melhoradas, basta entrar em contato com a Epamig através do número (31) 3489-5000.
|