A cultura de sorgo granífero é utilizada para alimentação animal e, em alguns países, alimentação humana. É tolerante a condições de estresse hídrico, o que permite período maior de cultivo, demandando investimentos relativamente menores que outras culturas, representando uma opção de renda para agricultores situados em diversas regiões do país.
O zoneamento de risco climático para a cultura é um programa governamental através do qual são indicadas as épocas de plantio com menor risco de perda de safra nos municípios brasileiros edafoclimaticamente aptos para o plantio. O objetivo deste trabalho foi identificar áreas agrícolas com potencial climático para o aumento de áreas plantadas com sorgo granífero no país, representando áreas com potencial para expansão desse cereal.
A partir da integração espacial entre mapas das áreas municipais plantadas com sorgo granífero no Brasil, em 2014, municípios com aptidão climática para o plantio da cultura, considerando o zoneamento agrícola para a safra 2015/2016, foram identificados, além de áreas agrícolas com potencial climático para expansão da cultura. Foi estimada aptidão climática para expansão em 23,82 milhões de hectares, com potencial para aumento da produção em torno de 54 vezes a registrada em 2014.
A época com menor risco climático para plantio de sorgo em mais do que 80% dessas áreas adicionais estende-se entre o início de janeiro e o primeiro decêndio de fevereiro. A expansão futura da cultura dependerá de incentivos econômicos, solução de gargalos técnicos e logísticos nas áreas identificadas.
Clique aqui, para ler o artigo completo.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |