Carregando...
O Brasil possui atualmente um déficit de 260 milhões de m3 por ano de madeira reflorestada. Toda esta madeira consumida vem de florestas nativas, uma vez que a estimativa de consumo do Brasil é de 350 milhões de m3 por ano, e somente 90 milhões de m3 são supridos por plantios florestais. Para suprir toda essa madeira oriunda de florestas nativas, seria necessário o plantio de 8,7 milhões de hectares de florestas.
Com o crescimento do mercado de madeira no Brasil, a Netafim, lider em irrigação localizada disponibiliza tecnologia de ponta para produção do eucalipto, tecnologia essa que atende todoas as fases de produção da cultura, desde a produção de muda até a produção em campo.
Com o gotejamento é possivel aumentar a produtividade da floresta de eucalipto, levando a diminuição da área plantada, redução nos custos de produção e redução da época de corte.
Produção de Mudas
Para produção de mudas, elencamos uma série de produtos que visam atender as caracteristicas de cada fase, respeitando as necessidades agronômicas das plantas, bem como o melhor procedimento de gerenciamento dos viveiros. São eles:
- Microaspersores e nebulizadores;
- Cool net e Gyronet;
- Gotejadores anti drenantes;
- UNIRAM HCNL;
- Redução do uso da água;
- Possibilidade de fertirrigação;
- Controle automatico através do NMC´s;
- Kit para monitoramento a distância (NMC Net);
Produção a campo
Além da gama de produtos para viveiros, a Netafim, possui grande experiência na produção de campo, resultados experimentais e extensionistas demonstram aumento de 30-50% na produtividade da floresta. Obviamente dependendo da adaptação regional do clone utilizado. Os produtos utlizados e suas vantagens são citadas abaixo:
- Gotejadores de alta uniformidade;
- DripNet PC;
- Redução do uso da água;
- Possibilidade de fertirrigação;
- Controle automático: Fertikit e Netajet
- Aplicação de calcio soluvel (NetaCal);
- Redução na idade de corte;
- Aumento no poder calorífero da madeira
Manejo de Irrigação
A programação de irrigação para eucalipto envolve uma estimativa precisa da quantidade de água a ser aplicada em cada irrigação, e o intervalo entre as irrigações, para cada condição de solo-planta-clima. Com a irrigação por gotejamento, intervalos de irrigação são normalmente diários, pois adota-se a idéia de baixo volume e alta frequência.
A evapotranspiração do cultivo sob condições padrão, denominadas como ETc, é a evapotranspiração perfeita, ou seja, sem estresse hídrico, livre de doença, livre de pragas e boa fertilidade.
A água da irrigação basicamente representa a diferença entre a necessidade de água do cultivo (ETP x Kc) e precipitação efetiva. A necessidade de água para a irrigação também inclui água adicional para dissolver os sais e compensar a não-uniformidade da aplicação de água.
Manejo de Fertirrigação
Além de disponibilizar água as plantas, com o irrigação localizada por gotejamento é possivel realizar um melhor manejo de adubação. A melhor resposta para esse desafio é "Fertirrigação", onde tanto a água como os fertilizantes são aplicados ao cultivo simultaneamente. A fertirrigação assegura que os nutrientes sejam supridos com precisão na área com maior atividade de raiz, de acordo com as necessidades de desenvolvimento das plantas e tipo de solo; resultando em altas produções.
Para o setor siderurgico, onde a biomassa de eucalipto é utilizada para produção de carvão é possivel aumentar o seu poder colorífero através de um manejo de injeção de cal e período de estresse adequado.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |