Carregando...
A demanda para o desenvolvimento de um método de avaliação qualitativa do biogás, na Embrapa Suínos e Aves, surgiu a partir do projeto de criação de um sistema purificador da substância. Prático e barato, o kit biogás afere a concentração de três componentes fundamentais da substância, no sentido de nortear a tomada de decisões relativas ao manejo dos biodigestores. O pesquisador Airton Kunz conta que o trabalho foi conduzido em parceria com a empresa Alpha Kit.
— Nos deparamos com a dificuldade de medir a eficiência desses filtros de limpeza. Nós não tínhamos alternativas próprias para serem utilizadas a campo. As possibilidades eram todas em nível de laboratório. Já o novo equipamento pode ser facilmente manuseado pelos produtores e se baseia na comparação entre as amostras e uma tabela colorimétrica — explica ele.
Considerando a importância da presença de metano para o desempenho do biogás, a ferramenta identifica a percentagem do elemento. Além disso, indica também a quantidade de amônia e permite a prevenção dos efeitos corrosivos do gás sulfídrico presente no combustível. Conduzidos na unidade da Embrapa e paralelamente em algumas propriedades rurais, localizadas em Santa Catarina, os experimentos primaram pela adaptação da amostragem e da cromatografia à realidade do segmento.
— A aceitação da tecnologia tem sido muito boa e os usuários nos procuram para relatar os benefícios no resultado final. O kit biogás auxilia o produtor nas adaptações necessárias aos biodigestores para que o produto possa alimentar geradores de energia elétrica, que têm um desempenho muito superior com um biogás de qualidade. Outro viés interessante é o processo de créditos de carbono — resume.
|