dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agroenergia    
Projeto pioneiro na produção de biogás completa sete anos
Após anos gerando energia elétrica e térmica com dejetos de animais, Condomínio Ajuricaba proporciona saneamento e melhor qualidade do ar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tamara Soares, CIBiogás-ER
29/07/2016

Sete anos após o lançamento, o Condomínio de Agroenergia Ajuricaba apresenta resultados ambientais e de qualidade de vida para moradores da zona rural de Marechal Cândido Rondon no oeste do Paraná. Já foram tratados em torno de 124 mil m³ de dejetos, o que é equivalente a 124 mil caixas d'água de mil litros. O projeto foi o primeiro arranjo do país a produzir biogás por meio dos dejetos de animais de 33 propriedades com atividades de bovino e suinocultura, que são interligadas por uma rede coletora de gás.

A união dos pequenos produtores soma resultados imensos para o meio ambiente e o agronegócio. Os biodigestores reduzem em 90% a emissão de dióxido de carbono (CO2). Desde 2014, o Condomínio opera em Geração Distribuída (GD), está conectado à rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O uso do biogás em fogões, para o cozimento dos alimentos foi implantado há quatro anos em 16 propriedades, e já evitou o uso de aproximadamente 1,5 mil botijões de gás de petróleo liquefeito (GLP).

A iniciativa começou em agosto de 2009 pela Itaipu Binacional, a prefeitura do município e o Centro Internacional de Energias Renováveis/CIBiogás. Após a implantação, a biomassa residual produzida nas propriedades passou a ser tratada por meio de biodigestores de lagoa coberta ou rígido, onde se produz biofertilizante e biogás que é usado na geração de energia elétrica e térmica. O CIBiogás é responsável pela operação, manutenção e consultoria aos envolvidos no Ajuricaba.

Quem aceitou fazer parte do projeto inovador tem motivos para comemorar. É o caso do produtor rural, David Dilkin, que a cada ano colhe mais resultados. “O projeto melhorou muito as nossas condições. Nós não precisamos mais comprar gás. Também aumentou em mais de 100% a produção de milho e o pasto. Quando nós começamos tínhamos 10 ou 12 cabeças de gado e agora temos 30”, avalia.

Ao longo desses sete anos, além de fortalecer a renda dos agricultores diretamente envolvidos, o projeto beneficiou 111 propriedades rurais na microbacia ao garantir um ambiente mais limpo, com maior qualidade de ar e da água pelo saneamento ambiental. O resultado é o desenvolvimento de toda a região.

Negócio sustentável
O Condomínio Ajuricaba está passando pela mais ampla readequação já feita na estrutura. O objetivo é transformar o projeto em um negócio sustentável. A substituição de equipamentos foi definida após uma série de análises. Entre as principais novidades está a modernização da Microcentral Termoelétrica (MCT), que preparará o Ajuricaba para atender novas demandas energéticas.

O sistema de refino do biogás passará por uma modernização e ampliação da capacidade. Hoje a vazão de entrada é em torno de 40 m³/hora de biogás e a pretensão é ampliar para 100 m³/hora. As novidades incluem ainda a implantação de novos gasômetros nas propriedades e na MCT para garantir o aumento da capacidade de armazenamento do gás. Outra diferença está no incremento de mais uma opção para o uso da energia térmica - que poderá ser utilizada no secador de grãos instalado dentro da central. Todas as adaptações para as mudanças estão sendo feitas de forma gradativa e devem ficar prontas no final deste ano.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Biocombustível
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada