Carregando...
A fertirrigação consiste, de modo geral, na fertilização combinada com a irrigação, isto é, os adubos minerais são injetados na água de irrigação para formar “água de irrigação enriquecida”. A prática da fertirrigação é difundida em todo o mundo, desde regiões secas e áridas até regiões úmidas e chuvosas com intensa perda de sais por lixiviação.
A adoção da irrigação por gotejamento, além de garantir um suprimento adequado de água a planta, é também um veiculo prático para a aplicação de fertilizantes e defensivos – a quimigação.
No sistema de fertirrigação por gotejamento, os nutrientes diluídos na água são aplicados de forma a infiltrar no solo, predominando a absorção radicular e não foliar. Nesse sentido, o conhecimento do comportamento dos nutrientes no solo, com relação à sua mobilidade, e a exigência da cultura durante o ciclo são fatores importantes a considerar no manejo dos fertilizantes através desse sistema, indicando, também, as vantagens e economicidade de sua utilização.
A prática da fertirrigação não é exclusiva dos sistemas de irrigação localizada. Entretanto, neste sistema, pode-se conseguir melhores eficiências na aplicação de adubos, pois os nutrientes são aplicados somente na região do sistema radicular e com maior uniformidade de distribuição.
Para que os benefícios da fertirrigação sejam obtidos os seguintes passos devem ser seguidos rigorosamente:
a)Definição da quantidade de nutrientes e parcelamento, um engenheiro agrônomo deve ser consultado para definir as quantidades de nutrientes que a planta necessita bem como sua distribuição ao longo de suas distintas fases fenológicas, já que as mesmas são variáveis.
b)Escolha do fertilizante, a única exigência feita a um fertilizante para que seja usado em fertirrigação é que ele seja solúvel em água.
c)Compatibilidade entre fertilizantes, é fundamental observar a compatibilidade das fontes usadas no preparo da calda a injetar ou misturas de adubos líquidos, alguns fertilizantes podem conter sais em sua fórmula que reagem com os contidos em outro, podendo formar precipitados.
d)Solubilidade dos Fertilizantes, para cada fertilizante há uma quantidade máxima que pode ser dissolvida em um determinado volume de água o qual não pode ser ultrapassado. Abaixo solubilidade dos fertilizantes mais comuns em fertirrigação.
e)Início da Fertirrigação, realizar a injeção do fertilizante somente após o sistema de irrigação estar pressurizado, válvula ou registro do setor abertos e pressão no cabeçal de controle dentro da estabelecida no projeto.
f)Fim da Fertirrigação e Tempo de Avanço, após a injeção de toda a solução preparada para o setor e fim da fertirrigação, manter o sistema de irrigação funcionando neste setor por um determinado tempo, é o tempo de avanço.
Introdução a Nutrirrigação
A fertirrigação quantitativa consiste na aplicação de uma determinada quantidade de fertilizantes, seguindo uma agenda de parcelamento durante o ano agrícola, levando-se em conta a curva de absorção nutricional da cultura em questão e não apresentando uma relação direta com o volume de água irrigado (Kg de fertilizante /ha)
A Nutrirrigação é um conceito especial para tecnologias que fornecem soluções nutritivas disponíveis para as plantas (Kg de fertilizante/ m3 irrigado) de acordo com a sua necessidade fenológica, complementado com fornecimento de água em diferentes níveis de freqüência.
A Nutrirrigação, se dá com a aplicação intensiva de solução nutritiva às plantas, aumentando a frequencia de aplicação e consequentemente a disponibilidade de nutrientes.
O operador define os aspectos da solução nutritiva e o sistema faz a injeção de fertilizantes com alta precisão e controle, sendo requerido para isso uma unidade injetora de fertilizantes automatizada, com vários canais mantendo uma solução nutritiva na água durante boa parte ou em todo o período de irrigação, ou seja, a fertirrigação deixa de ser quantitativa e torna-se proporcional.
Ao falar de solução nutritiva, estas três variáves estão muito relacionadas entre si. A salinidade é a concentração de sais na solução, a condutividade elétrica é uma forma de expressar a concentração de sais na solução e o pH é o indice da concentração dos íons H+, pela qual condiciona a solubilidade dos diferentes sais, portanto, a concentração da solução nutritiva será mais eficiente ao cultivo empregado guando não exceder a tolerância a sais que este cultivo apresenta em cada fase fenológica de sua vida.
Portanto a Nutrirrigação é uma ferramente que permite o forncimento de nutrientes em doses variáveis a cada irrigação, evitando assim desperdícios, lixiviação e momentânea salinização excessiva e garantindo maior eficiencia na absorção radicular pelas plantas.
|