Os pneus de tratores agrícolas devem desempenhar as seguintes funções, além das usuais de um veículo qualquer:
- suportar com segurança o peso do trator em condições estáticas (parado) e condições dinâmicas (em movimento);
- servir como um amortecedor, absorvendo as irregularidades do solo reduzindo a transferência das mesmas ao trator;
- proporcionar a transmissão das forças motrizes e frenantes do trator ao solo e vice-versa.
Para atender a essas funções, o pneu deve apresentar determinadas características de resistência e aderência. Essas características, por um lado dependem do material, da técnica de construção e do projeto do pneu e, por outro lado, essas características intrínsecas do pneu, poderão ser radicalmente afetadas pelas condições de utilização, tais como: o peso aplicado sobre o pneu, à pressão do ar em seu interior, a temperatura, as condições do solo, a velocidade de deslocamento e as solicitações de tração ou frenagem.
Selecionado o tipo de pneu, torna-se necessário agora optar pela forma geométrica das garras que mais se adaptam ao serviço que o trator irá executar. O modelo mais utilizado em pneus de tração na área agrícola é o R1, que corresponde a uma conformação regular das garras e é recomendado para serviços em geral pelo seu fabricante. O modelo R2, que possui uma conformação com garras profundas, é recomendado para as operações nas culturas de arroz e para serviços em solos de baixa sustentação e/ou úmidos. Já o modelo R3, com garras rasas, é mais recomendado para solos arenosos ou vulcânicos ou ainda com grandes teores de humos, tais como aqueles encontrados em pomares, plantações de café, etc.
As dimensões do pneu devem ser compatíveis com a potência do trator e este, por sua vez, deve corresponder às expectativas de tração da operação a ser realizada. Os fabricantes de tratores, normalmente, fornecem as opções de pneus a serem utilizados de maneira adequada com cada tipo e modelo de trator e, em função disso e das relações teóricas encontradas na literatura, pode-se selecionar o tamanho de pneu mais adequado. Quanto maior o diâmetro do pneu do trator, maior será a sua velocidade de deslocamento, para uma mesma rotação da roda e, por outro lado, menor será a força aplicada no solo (para um mesmo torque na roda). Também, deve-se levar em conta que quanto maior o diâmetro do pneu, menor será a sua resistência ao rolamento (força resistente a ser vencida para o pneu se auto-propelir) e mais eficiente será a transformação energética.
Podemos visualmente identificar se a pressão do pneu esta correta ou não, vale lembrar que a pressão do pneu é dada em função do peso que cada pneu suporta, em relação ao peso do trator, incluindo os lastros líquidos e metálicos. A pressão estará correta quando 3 conjuntos de garras tocarem totalmente o solo ao mesmo tempo para pneus radias, conforme figura 9.
À medida que se aumenta a pressão dos pneus, reduz-se a área de contato do pneu com o solo conforme Figura 10, consequentemente, reduz-se a eficiência trativa e aumenta-se o consumo de combustível.
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