dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos    
Trabalhos abordam ergonomia e segurança de máquina agrícolas
Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp aprofunda trabalhos em uma área pouco estudada no Brasil
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Unesp Botucatu
06/01/2014

Aspectos relacionados à ergonomia e à segurança de equipamentos na área agrícola ainda são relativamente pouco estudados no país. Mas, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Câmpus de Botucatu, a cada ano o tema se consolida como uma nova área de estudos a ser explorada.

Um dos primeiros trabalhos sobre o tema foi o livro 'Operação com Tratores Agrícolas', lançado em 2007 pelo professor Paulo Roberto Arbex Silva, do Departamento de Engenhari a Rural da FCA, juntamente com o então pós-graduando Leonardo de Almeida Monteiro, atualmente professor da Universidade Federal do Ceará. Na FCA também já aconteceram dois bem sucedidos workshops sobre prevenção de acidentes com máquinas nas áreas agrícola e florestal.

“O tema da ergonomia na área agrícola ainda é muito pouco estudado no Brasil, ao contrário do que ocorre no exterior”, analisa o professor Arbex. “Mas, nas palestras que faço e nos eventos que participo, noto que o interesse é muito grande, justamente pela carência de informações na área”.

Além dos eventos, a FCA começa a produzir trabalhos científicos que têm despertado bastante interesse nos eventos onde são apresentados. Um desses estudos é o Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Luis Eduardo Stefanelli, coorientado pelo mestrando Anderson de Andrade Gomes, que analisa ruído, temperatura e umidade no posto do operação de tratores com cabine, sem cabine e só com capota. “Alguns dados preliminares que coletamos mostram que, em tratores sem cabine ou capota, as temperaturas podem chegar a 50 graus no posto do operador”.

Outro estudo, apresentado no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), realizado em Fortaleza, em agosto de 2013 avaliou o nível de ruído de 14 máquinas agrícolas. Dentre as testadas, de diferentes marcas, potencias e anos de fabricação, apenas duas não ultrapassaram os 85 decibéis exigidos pela legislação para a 8 horas de operação. “É um resultado preocupante, pois grande parte dos operadores não gosta de usar o abafador de ruídos”, afirma o professor Arbex. “Agora são necessários mais estudos, mais dados e mais fiscalização, até para que a norma seja cumprida”.

A intenção é continuar nessa linha de trabalho e fortalecer essa área de pesquisa na FCA. Além de outros estudos sobre ruído e temperatura, também estão sendo preparados trabalhos sobre os impactos da vibração do trator e outros sobre questões variadas ligadas à ergonomia e segurança, em parceria com a professora Silvia Regina Lucas de Sousa, do Departamento de Engenharia Rural da FCA. “São estudos importantes, não apenas pela questão da segurança. Temos que ter em mente que o conforto do operador também pode se traduzir em produtividade”.

Aliado aos estudos, o professor Arbex pretende orientar operadores de máquinas agrícolas de Botucatu e região. “Uma das nossas atribuições é fazer a extensão universitária e disseminar esse conhecimento é fundamental para melhorar as condições de trabalho no campo”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Mecanização
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada