dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos      
Testes com maquinário para sorgo sacarino
Embrapa e fabricantes de máquinas agrícolas buscam soluções para o plantio e colheita da cultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clenio Araujo, Embrapa Milho e Sorgo
13/03/2013

Resolver questões tecnológicas ligadas à mecanização na cultura do sorgo, tanto na hora do plantio como na colheita. É com esta intenção que a Embrapa Milho e Sorgo vem trabalhando com empresas que fabricam máquinas agrícolas. Têm sido feitos testes em campo e os primeiros resultados começam a aparecer. Resolvidos os gargalos tecnológicos em relação ao plantio direto e à colheita mecânica, a expectativa é de que o sorgo sacarino possa realmente se expandir no país e se firmar como complemento à cultura da cana-de-açúcar na produção de etanol.

De acordo com Evandro Chartuni Mantovani, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo na área de mecanização agrícola, “algumas alternativas e oportunidades estão sendo avaliadas em parceria com a indústria para a mecanização do sorgo sacarino na produção de bioetanol 1G e bioenergia”.

Testes buscam desenvolver equipamentos mais adequados ao sorgo sacarino

Em relação ao plantio direto, o desafio é o corte da palhada da cana para o posterior plantio do sorgo sacarino utilizando-se o equipamento tradicional de plantio de grãos. Para tentar solucionar a questão, “uma semeadora adubadora foi toda adaptada e uma nova máquina foi desenvolvida pela Marchesan com o nome COP CA com bons resultados de campo, inicialmente para a cultura da soja e, agora, em testes para sorgo sacarino”, explica Evandro.

Já sobre a questão da colheita mecânica, como não existem, no Brasil, máquinas específicas para o sorgo sacarino, algumas opções usadas em outras culturas precisam ser testadas. Para isso, adequações são necessárias, o que costuma trazer alguns problemas, como perda de material no campo.

Equipamentos usados nas colheitas de cana-de-açúcar e de milho para silagem estão passando por testes. Segundo o pesquisador da Embrapa, “no momento, duas empresas, a John Deere e a New Holland, estão em contato com a Embrapa Milho e Sorgo e com interesse de realizar parcerias para adequação dos seus equipamentos de colheita de silagem”. Os trabalhos dessas empresas mostraram que a máquina para colheita de forragem é a mais indicada para o sorgo sacarino e apresenta custo operacional mais vantajoso.

Na visão de Evandro, o plantio direto do sorgo sacarino na palhada da cana já não é mais um problema, por conta do lançamento feito pela Marchesan. Ele destaca também a parceria com a New Holland para testes com uma máquina colhedora de milho para forragem, mas que pode ser adaptada à colheita de sorgo sacarino. “Os entendimentos mantidos pela Embrapa Milho e Sorgo com as empresas de máquinas sinalizam de forma bem evidente o interesse em apoiar as demandas dos agricultores/das usinas para atender ao sistema de produção do sorgo sacarino/biomassa”, finaliza.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Flavio
14/03/2013 - 21:44
Parabens pelo desenvolvimento do modelo cop ca da marchesan. é de grande importancia a cogeraçao de energia renovavel o ano todo, assim uma excelente alternativa na entresafra o sorgo sacarino.

silva
27/07/2013 - 20:08
enquanto não chega a tecnologia vamos usar a força humana a cana de açucar começou assim

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Mecanização
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada