dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     21/11/2024            
 
 
    

 

Quando os pneus radiais são corretamente inflados com os valores de pressão mais baixos, porém ideais, pode-se obter “Eficiências Trativas” mais altas, aumentos nos “Rendimentos Operacionais”, Diminuição do Consumo horário e específico de Combustível e redução do efeito do tráfego na “Compactação do Solo”, conforme pode ser constatado no boletim “Pneus Radiais para tratores: Guia para seleção correta da pressão de inflação”  Lanças e Upadhyaya(1997). 

Ainda segundo este boletim, estudos econômicos realizados nos EUA mostraram que, considerando-se somente as culturas de tomate industrial, arroz e algodão produzidas na Califórnia, a economia de combustível e o ganho em tempo, poderiam chegar a 8,7 milhões de litros de diesel por ano e 60000 horas de trabalho, respectivamente, o que representaria uma economia de quase 2 milhões de dólares por ano. Além disso, o uso de pneus radiais com “baixa pressão” diminui o efeito do galope (“power hop”) que os tratores com tração nas quatro rodas 4x4 e 4x2 TDA podem apresentar quando solicitados com grandes esforços de tração.

Os pneus diagonais têm como principal vantagem o seu menor custo de aquisição e a possibilidade de recauchutagem a baixos custos. Porém, em termos operacionais apresenta um problema crucial que é a necessidade de inflação com pressões relativamente altas 100 a 200 kPa (14 a 28 psi), que produzem uma redução na área de contato do pneu com o solo, resultando em menor tração útil e maior compactação do. A necessidade de maiores pressões está relacionada com os flancos do pneu (região de flexão do pneu) que sofrem desgastes e avarias quando submetidos a grandes deformações, impostas pela baixa pressão. Existem diversas formas construtivas das bandas de rodagem para pneus agrícolas de tração, com garras projetadas para serviços pesados (garras profundas e reforçadas), serviços usuais (garras “standard”) e serviços leves (garras rasas ou moderadas).

Partes constituintes de
um Pneu Diagonal

 Com relação aos pneus radiais, seu maior problema é o seu alto preço, porém, sua utilização minimiza os efeitos negativos das pressões exercidas no solo, possui maiores áreas de contato pneu/solo, sendo uma importante contribuição para diminuir a compactação do solo.
Os pneus radiais apresentam características construtivas que permitem diminuir a pressão de inflação dos pneus de 41,4 a 96,5 kPa (6 a 12 psi), o que contribui para minimizar a compactação dos solos agrícolas.

Partes constituintes
de um pneu radial

Partes constituintes
de um pneu radial

 Os pneus de baixa pressão e alta flutuação (BPAF) apresentam grandes áreas de contato com o solo, devido à grande largura da sua seção, o alto volume de ar, a constituição das carcaças e flancos com maior flexibilidade e, principalmente, a possibilidade de utilizar pressões de inflação muito baixas (40 a 50 kPa, ou seja, 6 a 7 psi).

Forma construtiva do pneu
de baixa pressão e alta
flutuação -  BPAF

Porém, como comentado anteriormente, o grande problema da utilização desses pneus é, também, o seu preço e, atu

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Anderson
13/01/2012 - 16:53
Olß Leonardo,
Excelente artigo.
Onde posso encontrar esse
boletim ôPneus Radiais para tratores: Guia para seleþÒo correta da pressÒo de inflaþÒoö Lanþas e Upadhyaya(1997). ?

grato,
Anderson
amigliatti@yahoo.com.br

erika Camila
19/11/2020 - 17:28
adorei muito explicativo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Segurança em Operações com Maquinário - Artigos já Publicados

Uso de protetor auricular ou earplug
06/06/2013

Segurança na operação de tratores agrícolas
15/10/2012

Riscos associados à operação com tratores agrícolas
04/07/2012

Riscos associados ao manejo do trator durante a condução
16/05/2012

Riscos associados à manutenção do trator
09/04/2012

Estrutura de proteção ao capotamento e o uso do cinto de segurança
18/01/2012

Condução de tratores em vias públicas
28/11/2011

Medidas de prevenção e proteção com polias
14/10/2011

Acidentes com tratores agrícolas - parte III
30/03/2011

Acidentes com tratores agrícolas - Parte II
04/02/2011

Acidentes com tratores agrícolas - parte I
05/01/2011

Conheça seus limites
30/11/2010

Riscos na utilização de mecanismos de engrenagens
26/10/2010

Estruturas de proteção ao capotamento
23/09/2010

Questões polêmicas dos pneus agrícolas
30/06/2010

Acidentes com tratores agrícolas
26/05/2010

Caracterização dos acidentes com tratores
27/04/2010

Acidentes com tratores agrícolas: O que fazer?
30/03/2010

Influência da Pressão de Inflação dos Pneus no Desempenho do trator
24/02/2010

Aplicações dos tipos construtivos dos pneus agrícolas
13/01/2010

Características Construtivas dos Pneus Agrícolas
08/12/2009

Conteúdos Relacionados à: Mecanização
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada