Carregando...
O site da Embrapa Suínos e Aves disponibilizou uma cartilha sobre a construção de aviários para produção de frangos de corte em pequena escala. Responsáveis pela publicação, os técnicos Jacir José Albino, Levino José Bassi e o analista Marcio Gilberto Saatkamp identificaram a demanda com base nas unidades de observação da atividade nos últimos anos.
A finalidade é subsidiar os produtores com técnicas que auxiliem o processo de implantação desde o início.
— É importante lembrar que não estamos propondo um padrão para o Brasil, mas sim oferecendo orientação fundamental para que criadores e técnicos de extensão rural tenham um caminho a seguir. Porém, é necessário adaptá-lo às condições regionais específicas — pondera Albino.
Um dos pontos que apresentam maior carência é a organização da produção. Segundo dados da área de transferência da empresa, há uma desordem cultural na condução das criações. Esse formato impossibilita o controle de qualidade e compromete bastante o bem-estar do rebanho.
Além disso, de acordo com Albino, muitos aviários apresentam limitações de espaço, o que também compromete a segurança biológica ambiental. A idealização do projeto visa produção diferenciada de frangos de corte tanto em linha comercial (confinamento), quanto colonial. No último caso, a sugestão é que os piquetes, onde os frangos ficam soltos, sejam controlados.
— Com o surgimento da gripe aviária, os riscos desse sistema de semi-confinamento devem ser avaliados e fiscalizados pelo serviço de inspeção animal da região onde está inserido — ressalta o técnico.
O aumento da biosseguridade proporcionado pela melhoria do sistema produtivo agrega valor à propriedade, possibilitando maiores lucros aos produtores.
Para fazer o download da cartilha, clique aqui.
|