dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/02/2025            
 
 
    
Genética Animal    
Técnica melhora produtividade do rebanho leiteiro
Acasalamento corretivo promete corrigir imperfeições genéticas através de cruzamentos programados entre bovinos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
20/02/2013

Uma nova técnica promete melhorar a produção de leite bovino através da correção de imperfeições genéticas do rebanho. É o chamado acasalamento corretivo, um programa onde cada vaca é estudada e seus defeitos, do ponto de vista da produção de leite, são corrigidos. Segundo Pedro Kani, gerente de pecuária da Secretaria de Agricultura do Espírito Santo, com base nos dados recolhidos das vacas, um computador é utilizado para correlacionar os touros disponíveis. Cada touro possui características específicas que serão transmitidas para suas filhas. A técnica promete melhorar a produtividade em longo prazo.

— Por exemplo, se uma vaca possui problema de úbere, será escolhido um touro para corrigir esse problema. Isso corresponde ao acasalamento corretivo, que nada mais é do que a utilização de um touro capaz de corrigir os defeitos apresentados pela vaca — explica.

Objetivo da técnica é melhorar a produtividade do rebanho no longo prazo

De acordo com o gerente, embora a capacidade de passar as características de pai para filha seja pequena, sempre há uma melhora da característica a ser corrigida. Ele diz que, dependendo da falha apresentada pela vaca, ela fica estressada, o que pode repercutir na produção. Com o acasalamento corretivo, é possível evitar que esses problemas se reproduzam no rebanho, o que melhora a lucratividade.

— A correção é feita ao longo de vários anos. Portanto, é difícil medir a lucratividade dessa operação. De um ano para o outro isso não é mensurável. A base genética das raças muda a cada 5 anos. Por isso, só é possível comparar um dado de hoje e saber qual a devida evolução daqui a 5 anos — conta.

Essa tecnologia, como afirma Kani, é recente e foi implementada pelas centrais de inseminação do país. É um trabalho complicado e a extensão rural do Brasil ainda tem uma ação bastante tímida em cima dessa novidade. No entanto, mesmo o pequeno produtor pode realizar a operação na propriedade.

— Para implantar o programa, é preciso que o produtor obtenha a orientação de um técnico. É preciso, portanto, identificar com clareza as deficiências que cada vaca apresenta para que as deficiências das gerações futuras sejam corrigidas — orienta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura do Espírito Santo através do número (27) 3636-3703.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 22/11/2011

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Plantas daninhas ganham espaço e requerem controle contínuo
Com níveis de infestação de plantas daninhas cada vez maiores, produtores devem intensificar métodos de controle e ações ao longo do ano todo
Baixa tecnificação, pragas e doenças: os desafios para a banana em RO
Sigatoka negra é doença mais prejudicial à bananicultura e afeta produtividade média do estado
Interação vital: serviços ecossistêmicos e produção agrícola
Estudo avalia potencial de prestação de serviços ecossistêmicos por fragmentos florestais em áreas agrícolas
Potencialidades do guandu como adubação verde
A grande quantidade de operações mecanizadas realizadas em curtos espaços de tempo faz com que os solos sofram degradação. Adubação verde tem sido adotada para ajudar
A plataforma termoquímica aplicada à biorrefinaria
Biorrefinarias é um caminho desejável, mas ainda é um conceito muito acadêmico e precisa ser lapidado para virar realidade e superar as barreiras econômicas
Futebol e Agricultura
Para ganhar campeonato, no disputado futebol atual, é preciso ter elenco. Tem que haver um bom plantel de jogadores, pois é assim que se mantém o padrão de jogo e a competitividade do time
Termografia como ferramenta de monitoramento do bem-estar animal
A termografia por infravermelho converte a radiação térmica emitida pela superfície de um objeto em imagens visuais detalhadas do perfil de temperaturas (termograma)
Agricultura irrigada e desenvolvimento
Depois de 17 anos circulando e sendo discutida no Congresso Nacional temos um marco regulatório que deve receber uma atenção especial dos diferentes gestores públicos
Manejo da fertilidade do solo para altas produtividades
Sistemas demandam o conhecimento detalhado das áreas e principalmente, o planejamento das ações, pois a adoção de novos cultivos implica no aumento da complexidade na gestão do empreendimento
Polinização animal exige conservação ambiental
Destruição de vegetação natural reduz população de abelhas polinizadoras e interfere no processo de formação de frutos
Pagamento por serviços ambientais é necessário
Especialista diz que agricultor que cumpre regras sustentáveis pode ir à falência ao arcar sozinho com custos
Consórcio milho-braquiária beneficia o solo e o agricultor
Tecnologia gera uma extensa série de benefícios para todo o sistema produtivo
Técnica melhora produtividade do rebanho leiteiro
Acasalamento corretivo promete corrigir imperfeições genéticas através de cruzamentos programados entre bovinos

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada