Carregando...
A produção de soja no Brasil mais uma vez atinge índices de produtividade invejáveis. É inegável que o produtor trabalha para aproveitar ao máximo o potencial genético da planta de soja. E somente com o auxílio da tecnologia o sojicultor poderá atingir esta meta.
Um aumento de apenas três sacas de soja por hectare pode significar um salto de mais de 1,4 milhões de toneladas na produção brasileira deste grão. Em um contexto mundial onde a demanda por alimentos é cada vez maior, aumentos de produtividade são constantemente necessários. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), apenas a China importou cerca de 29 milhões de toneladas de grãos de soja na temporada 2010/11. Buscar alternativas para aumentar a produtividade significa maior rentabilidade para o agricultor.
Nesse sentido, tecnologias como o Sistema AgCelence® Soja, desenvolvido pela BASF, promove um aumento na produtividade de cerca de 5%, ou três sacas de 60 quilos a mais por hectare em média, caso todos os procedimentos sejam seguidos corretamente. Só em 2010, mais de um milhão de hectares receberam tratamento com o Sistema AgCelence® Soja, e a estimativa é que em 2011 totalizam-se quase quatro milhões de hectares tratados. Estes bons resultados do programa de manejo desenvolvido no Brasil devem-se ao fato de que o sistema preocupa-se em proteger a planta do plantio até a colheita. Já na fase inicial é possível perceber maior vigor nas plantas. Na etapa intermediária as plantas permanecem mais verdes e com mais folhas e galhos. Em um terceiro momento, há um alto nível de sanidade e as plantas já terão mais vagens.
O Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top é composto pelo fungicida/inseticida Standak® Top e pelos fungicidas Comet® e Opera®. O Standak® Top é um produto inovador para o tratamento de sementes de soja: o único que possui ação fungicida e inseticida para controlar as principais pragas e doenças, que ocorrem nas sementes e prejudicam as plântulas da soja. O produto ainda apresenta os comprovados benefícios AgCelence® que proporcionam maior enraizamento, arranque, e engalhamento das plantas. Os fungicidas Comet® e Opera® protegem as plantas contra o ataque de fungos e também apresentam os benefícios AgCelence® que proporcionam efeitos fisiológicos positivos e completam o manejo ajudando a garantir a qualidade da lavoura.
Outra alternativa para o produtor é o Sistema de Produção Cultivance®. A primeira soja geneticamente modificada genuinamente brasileira foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a BASF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com essa nova opção, o sojicultor poderá fazer melhor o manejo das plantas daninhas no cultivo. É sabido que plantas daninhas entram em competição com a cultura por consumo de água e nutrientes, acarretando a perda de produtividade. Os herbicidas do Sistema de Produção Cultivance® proporcionarão conveniência e flexibilidade, podendo ser usado para o controle de plantas daninhas durante as primeiras semanas de crescimento da cultura.
Pensando no desenvolvimento do agronegócio, a BASF investe mundialmente cerca de 393 milhões de euros em soluções para a agricultura. Em biotecnologia a BASF já investiu mais de 1 bilhão de euros em busca de plantas mais produtivas. Não restam dúvidas de que os investimentos são volumosos. A visão da Companhia por uma agricultura sustentável passa pela busca de alternativas que auxiliem o sojicultor a produzir mais e melhor na mesma área, usando menos recursos naturais, com maior rentabilidade.
|