Carregando...
A Embrapa apresenta nesta segunda feira, dia 24, durante a programação da 16° Feira Nacional do Arroz (FENARROZ), no município de Cachoeira do Sul (RS), o primeiro híbrido de arroz desenvolvido internamente. A variedade BRSCIRAD 302 oferece produtividade superior a 13 mil quilos por hectare e ciclo médio de aproximadamente 125 dias. Com forte apelo comercial e indicação de cultivo para o Rio Grande do Sul, o material tem folhas lisas, grãos vítreos e índice superior a 62% de rendimento de inteiros. Esses atributos, aliados à melhor qualidade de cozimento, beneficiam não só o setor produtivo, mas também as indústrias e os consumidores finais. O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Ariano de Magalhães Junior conta que as sementes estão sendo produzidas numa propriedade, no Estado do Mato Grosso, por meio de uma parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e devem estar disponíveis já na próxima safra.

O avanço tecnológico na área é resultado do programa de integração entre as duas unidades da Embrapa e o Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agronômica para Desenvolvimento (CIRAD), sediado na França. Para chegar à BRSCIRAD 302, foram quatro anos de pesquisa e experimentação com testemunhas locais nas seis regiões produtoras no Rio Grande do Sul. Ariano cita os diversos benefícios da novidade para rizicultura e diz que esse lançamento abrirá portas para o surgimento de outras variedades híbridas produzidas pela Embrapa.
— Com todas as características de uma cultivar moderna, é uma ótima opção para o rizicultor na tentativa de trazer sustentabilidade à cadeia orizícola do Estado. Devido a um fenômeno de cruzamento, denominado heterose, os híbridos são mais produtivos que os materiais tradicionais. Porém, a maior dificuldade para o desenvolvimento dos híbridos de arroz é a identificação de linhas fêmeas que gerem uma planta híbrida de qualidade. A multiplicação de sementes também é um processo difícil. Esses gargalos exigem que se tenha bastante critério para colocar esse tipo de material no mercado — explica ele.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |