dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2025            
 
 
    
Abacate        
Do fundo do quintal para o mundo
Pouco considerado e até desconhecido pelo produtor rural brasileiro como opção de cultura, abacate tem grande potencial no mercado internacional
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelo Pimentel
29/10/2015

De adaptação fácil e manejo simples, com poucas pragas e doenças, a fruta, que é passível de exploração em diferentes nichos de mercado, esbarra em fatores que limitam o seu desenvolvimento. Temos, de um lado um consumo mundial crescente e, de outro, o Brasil com condições naturais privilegiadas que, no entanto, não são exploradas como deveriam para a cultura.

Mesmo sem muito esforço, o Brasil é o sétimo maior produtor mundial de abacate, mas esse mercado ainda não é aproveitado pelos brasileiros. Entre as razões estão a falta de conhecimento técnico e, em especial, o desconhecimento da dimensão da indústria mundial do abacate.

Variedade Haas-avocado, destina ao mercado internacional

Pesa até mesmo contra a cultura imagem construída no próprio mercado interno de que o abacate é uma fruta que engorda. Por outro lá, o consumo internacional aumenta ano a ano e a produção é insuficiente para atender à demanda. De acordo com a Dra. Tatiana Cantuarias-Avilés (ouça a entrevista), pesquisadora chilena associada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq, e consultora da para pomares comerciais, há espaço, condições e, sobretudo, motivos econômicos para que o produtor brasileiro invista na cultura, que, durante a entressafra, pode pagar até R$ 3,00 pelo quilo da fruta, cujo rendimento por hectare pode chegar a 50 toneladas em determinadas situações.

A partir do sexto ano lavoura começa a dar lucro 

Para mais informações, a pesquisadora pode ser contatada pelo e-mail: tatiana.cantuarias@gmail.com.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 22/08/2012

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ana Maria Cavalcanti de Brito
25/08/2012 20:25:04
O difícil para os agricultores,é não saber como exportar seus produtos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada