|
|
Marcelo Pimentel
27/11/2012
|
Carregando...
Apresentada oficialmente ao mercado no último Congresso Brasileiro de Fruticultura que ocorreu em outubro, a Zilli, nova variedade de pêssego da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri possui duas características bem marcantes. A primeira é a peculiaridade de possuir polpa com duas cores: amarela com faixa branca. A segunda, ainda em fase de avaliação por parte do órgão de pesquisa, é a possível viabilidade de plantio em regiões mais quentes.
De acordo com o pesquisador Marco Antonio Dalbó, da área de Melhoramento Genético em Fruticultura, da Estação Experimental da Epagri em Videira, SC, a Zilli apresenta uma floração mais precoce que outras variedades, o que pode significar uma necessidade menor que as 200 horas de frio exigidas por algumas cultivares de pêssego.
Polpa com duas cores é peculiaridade da variedade Zilli, que é uma mutação da cultivar Chimarrita
Segundo ele, a se confirmar essa característica, o novo pêssego que é uma mutação de outra variedade lançada pela Embrapa, a Chimarrita, pode ser uma opção de cultivo para regiões em que a fruta não é uma opção de diversificação em função do clima. Seu potencial produtivo também acompanha o da Chimarrita, ficando acima das 30 toneladas por hectare.
Segundo Dalbó, nova variedade supera a produtividade média de 30 toneladas por hectare
Vale ressaltar que a avaliação em regiões mais quentes ainda está sendo feita e deverá ser concluída em até 3 anos. No entanto, as mudas da Zilli já serão comercializadas para o próximo ano e plantio ocorre durante o inverno. Ouça a íntegra da entrevista exclusiva com o pesquisador e saiba todos os detalhes da variedade Zilli. Para mais informações, entre em contato com a Epagri através do e-mail eev@epagri.sc.gov.br ou pelo telefone: (49) 3566-0054.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |