Carregando...
Temática propositiva, de peso e com muita relevância para quem pensa e vive a agricultura conservacionista em seu dia a dia: Sistema Plantio Direto para Enfrentar os Desafios. O Fórum de Inovação em Agronegócio, que reuniu cerca de 150 pessoas nesta quinta-feira, dia 12, em Cambé, no PR, superou as expectativas da organização e foi percebido como uma prévia do 16º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de agosto, em Sorriso, MS, e tem como grande objetivo apontar caminhos para o SPD no Brasil.
O sistema tem passado por desafios nos últimos anos até mesmo na região do Paraná, que é considerada berço do Plantio Direto no Brasil. Plantas daninhas resistentes, mistura de tanque, perda de fertilidade, sucessão de culturas e compactação de solos são alguns desses problemas trazidos à pauta no Fórum. Refletem mudanças conjunturais de manejo por parte dos produtores.
Produtores, pesquisadores, técnicos, professores e especialistas trocaram informações e observações para, de forma construtiva, definir ideias que vão começar a construir ações e soluções efetivas. De acordo com Daniel Rosenthal, presidente do Sindicato Rural de Rolândia e vice-presidente da FEBRAPDP para o Paraná, o evento foi um sucesso. Ele explica que os problemas existem, assim como existem também oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento do sistema.
“A repercussão sobre o Fórum está sendo muito positiva. Um sucesso na opinião de quem participou. Houve o estabelecimento de uma rede para troca de conhecimentos entre os participantes”, celebra Rosenthal.
Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP, destacou a relevância dos temas abordados "Os eventos da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação são direcionados para atender as necessidades dos agricultores locais, sendo essa edição customizada conforme demandas do nosso parceiro, FAEP e Sindicatos Rurais de Rolândia e Cambé. Essa articulação contribuiu para que o Fórum tivesse uma programação rica, incluindo Dia de Campo com temas importantes como compactação do solo, rotação de culturas e tecnologia de aplicação", disse ele.
Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja, abordou a preocupante questão do crescente aumento da presença de plantas resistentes na lavoura. Sobre a mistura de vários tipos de produtos no tanque ao mesmo tempo, Daniel Petrelli, da Jacto, mostrou aspectos importantes que o produtor deve levar em consideração na hora de pensar em adotar tal medida. O desejo de economizar pode acarretar ineficiência dos produtos e prejuízo em vários aspectos. Ele falou também sobre tecnologias de aplicação.
Referência no Brasil e no mundo quando o tema é rotação de culturas, Ademir Calegari, pesquisador do IAPAR, tratou sobre opções de culturas para aumentar a diversificação e viabilizar um Plantio Direto de qualidade. Paulo D'Andrea, da Microgeo, falou sobre fertilidade, adubação biológica e sua relevância dentro do SPD.
Sobre o Índice de Qualidade no Plantio Direto, falou Ricardo Ralisch, professor da Universidade Estadual de Londrina e diretor da FEBRAPDP. Na parte da tarde, Ralisch, juntamente com Marie Bartz, professora da Universidade Positivo e diretora da FEBRAPDP, abordaram a questão da compactação do solo, no dia de campo realizado na fazenda de Waldomiro Kopp.
|